Visão geral
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Resumo
Objetivos
A prática visa dar transparência do trabalho do magistrado, conscientizando o público da sua amplitude, dando transparência acerca da rotina de trabalho, pouco conhecida do público.
Metodologia
A prática renova-se mês a mês. Inicialmente, logo no final do mês anterior, são extraídos do sistema de estatísticas os processos sem movimentação há mais tempo (atualmente entre 30 e 60 dias), conclusos para sentença e processos pendentes de baixa. Em seguida, é criada uma lista desses processos e divulgada para a equipe de trabalho e para os usuários do serviço, por meio do portal Comunicação Pública (www.comunicacaopublica.com.br). Os processos são divididos entre a equipe de secretaria e de gabinete e entram na ordem de prioridade das duas equipes. Ao mesmo tempo, pelo mesmo portal, a comunidade usuária do serviço passa a formular demandas, sugestões e reclamações (em geral, são pedidos para impulsionar processos feitos por advogados). Diariamente essas mensagens são lidas e verificada a prioridade, se houver alguma urgência, o pedido é analisado em até 24h. Caso contrário, após a conclusão da lista prioritária, os processos indicados no portal passam a ser impulsionados. Com essa prática, a unidade há alguns meses não possui processos com mais de 100 (cem) dias, estando sua maioria em 30 dias, cerca de 1/3 entre 30 e 60, cerca de uma dúzia entre 60 e 90 e nenhum acima de 100.
Resultados
Contato direto entre cidadão e o magistrado Organização do serviço, tornando-o objetivo e mais justo. Conscientização da forma em que a prestação jurisdicional é operada.
Palavras-chave
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Problemas-chave
Baixa transparência no sistema jurídico
Pouca transparência e prestação de contas nas instituições jurídicas, o que pode minar a confiança no sistema de justiça -
Soluções-chave
Ampliação do acesso a informações jurídicas
Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativo -
Barreiras
Dificuldade de gestão e monitoramento
Problemas relacionados à gestão e ao monitoramento eficaz das práticas de acesso à justiça. A ausência de sistemas e metodologias adequadas para acompanhar e avaliar o andamento e os resultados das iniciativas -
Atos normativos
Não
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Tecnologias
Tecnologia de comunicação
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Parceiros
- Comunicação Pública.
- Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
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Ficha técnica
Data de início | 06/01/2018 |
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Tribunal associado à prática | Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) |
Unidade/Seção da instituição | Primeira Vara Cível da Comarca de Sobral |
Público-alvo | Jurisdicionados |
Escopo de atuação | Municipal |
Fonte de dados | CNJ |
Página de origem | https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/228 |