Prática de acesso à Justiça

Robô de Atendimento por WhatsApp “Jefinho” – Módulo Conciliação

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

No bojo do robô por whatsapp, no qual são concentrados cerca de 80% dos atendimentos da Vara, foi criado campo para que a parte, desprovida de assistência por advogado, manifeste anuência nos acordos propostos nos autos.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    A inclusão do estímulo e ferramenta para conciliação no sistema aproximou o jurisdicionado dos JEFs, desassistidos de advogado, da resolução consensual e célere do feito.

    Metodologia

    Primeiramente foi implantado e difundido meio de atendimento por meio do whatsapp, mediante robô, pelo qual 80% das pretensões dirigidas à vara são solucionadas. Em seguida, no menu principal, a parte interessada é direcionada e estimulada a aderir a acordo proposto nos autos: Na ferramenta de acordo são dadas orientações para que a parte produza a manifestação diretamente pelo whatsapp. Por fim, no próximo expediente, um servidor colhe os pedidos e traslada para o PJe, permitindo o julgamento célere do feito.

     

    O estímulo à conciliação vem desde a tela principal de atendimento, com o seguinte texto:

    “⚠️Olha o segredo. 🏹 – _*QUERO CONCILIAR*_! 🤝

    Se liga 🔌. Para você que já tem uma proposta de acordo deseja conciliar, *digite 7*. 💼”

    Na ferramenta de conciliação a parte recebe as seguintes orientações:

    “Ótima decisão 🎯.

    Se você decidiu aceitar a proposta de acordo oferecida no seu processo o caminho 🛣️ para resolver o seu problema foi encurtado e facilitado 💁‍♂️💫.

    Não possuindo advogado constituído, podes aceitar o acordo por aqui, de forma simples e objetiva.

    Vou de falar o procedimento e depois você o cumpre aqui em embaixo. ⌨️🔎

    Preciso que:

    1️⃣ Informe o número de seu processo completo;

    2️⃣ Informe o seu nome completo, CPF e endereço completo;

    3️⃣ Agora, junte a fotografia ou de seu documento pessoal com foto ao lado de seu rosto, com nitidez. Pode ser o RG, CNH e até mesmo a carteira de trabalho;

    4️⃣ A parte final é igualmente importante para dar tudo certo. Preciso que escreva que: _”Anuo com o acordo proposto. Solicito a homologação”_

    Tudo feito certinho, vamos tomar nota do seu pedido e dar andamento que for necessário. 🌅

    Conciliar é legal 😊”

     

    Resultados

    Concentração, simplificação, ampliação e celeridade no atendimento das partes e na adesão das propostas de acordos nos autos de JEFs. Houve, como consequência, aumento no nível geral de satisfação do jurisdicionado com o atendimento dispensado e celeridade alcançada. Além disso, houve incremento no estímulo às resoluções consensuais dos feitos.

    Palavras-chave
  • Problemas-chave

    Morosidade processual
    Lentidão na tramitação de processos judiciais, resultando em atrasos prolongados para a resolução de casos e sobrecarga nos tribunais. As causas desse problema são muitas, entre elas, procedimentos burocráticos ineficientes e a falta de recursos adequados

    Dificuldade no acesso a informações jurídicas
    Escassez de fontes de informação jurídica facilmente acessíveis e compreensíveis para o público em geral

  • Soluções-chave

    Modernização do sistema judicial
    Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunais

    Promoção de alternativas de resolução de conflitos
    Fomento de métodos alternativos de resolução de conflitos, como arbitragem, conciliação e negociação, como formas mais rápidas e menos onerosas de resolver disputas

  • Barreiras

    Pouco apoio da alta administração
    Ausência ou insuficiência de suporte e comprometimento dos níveis superiores de gestão ou liderança nas instituições jurídicas para iniciativas de acesso à justiça

  • Tecnologias

    Acesso à Internet e Dispositivos Móveis

    Sistemas de gestão online

    Tecnologia de comunicação

  • Downloads

    RobA´-de-atendimento-por-whatsapp-.pdf

Ficha técnica

Data de início 01/09/2020
Tribunal associado à prática Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) (AC, AM, AP, BA, DF, GO, MA, MT, PA, PI, RO, RR e TO)
Unidade/Seção da instituição Subseção Judiciária de Picos
Público-alvo Jurisdicionados
Escopo de atuação Municipal
Fonte de dados CNJ
Página de origem https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/450