Prática de acesso à Justiça

Escolas no Fórum

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

O projeto Escolas no Fórum tem o objetivo de ser um canal de disseminação da cultura da conciliação e mediação como métodos eficientes à resolução do conflito; visa, ainda, formar multiplicadores da concepção de tribunal multiportas existente no judiciário brasileiro, particularmente no estado de Sergipe. Consiste em promover oficinas com alunos do ensino médio da rede municipal de nossa Senhora do Socorro, município da região metropolitana de Aracaju. Nessas oficinas, com aproximadamente 45 alunos, onde é problematizado o conceito de conflito, as formas de manifestação e resolução. Também são apresentados os Cejuscs como setor responsável pelas conciliações e mediações de conflitos no Tribunal de Justiça. O projeto intenciona desconstruir a imagem de judiciário inacessível à população, estimulando o uso dos serviços judiciais como direito do cidadão.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos
    • O projeto Escolas no Fórum tem o objetivo de ser um canal de disseminação da cultura da conciliação e mediação como métodos eficientes à resolução do conflito; visa, ainda, formar multiplicadores da concepção de tribunal multiportas existente no judiciário brasileiro, particularmente no estado de Sergipe;
    • O projeto intenciona desconstruir a imagem de judiciário inacessível à população, estimulando o uso dos serviços judiciais como direito do cidadão.
    Metodologia

    Antes da concepção do projeto foi realizada pesquisa informal com funcionários e juiz do Fórum, a fim de entender como as demandas postas estavam sendo trabalhadas, com ênfase para o Cejusc. Definiu-se trabalhar com adolescentes com vínculo escolar, de forma lúdica (vídeos, slides com memes e desenhos). A oficina inicia com acolhimento aos alunos e professores no auditório do Fórum, posteriormente são levados a uma visita guiada por todo o Fórum. De volta ao auditório, o facilitador do Cejusc inicia a oficina perguntando sobre o conceito de conflito, as formas de identificar e manifestá-lo e o lugar de ocorrência. É veiculado um vídeo sobre conflitos entre vizinhos e levado a debate pelo facilitador (relação anterior, motivações, realidade de cada participante e suas relações interpessoais). Após, são apresentadas formas possíveis de resolução de conflitos e como evitar o agravamento da espiral do conflito. Os alunos se dividem em grupos e criam situações de conflitos que possam ser resolvidos com a conciliação/mediação e sem. A partir do projeto, os professores levam a discussão para a sala de aula, como proposta de tema transversal.

    Resultados

    O projeto permite criar um grupo de disseminadores da cultura da resolução consensual de conflitos pelo uso da conciliação e mediação e desconstruir o conceito de Poder Judiciário inacessível ao cidadão, mostrando esse Poder como locus de garantia de direitos. Parceria com a secretaria Municipal de educação, mais de mil alunos participaram da oficina, avaliação positiva dos alunos sobre o projeto.

    Palavras-chave
  • Problemas-chave

    Baixa conscientização sobre direitos
    Desconhecimento do público em geral sobre seus direitos legais e sobre benefícios, oportunidades e recursos disponíveis, o que pode dificultar a busca por assistência jurídica quando necessário

  • Soluções-chave

    Educação e conscientização dos direitos legais
    Implementação de programas de educação para aumentar a consciência sobre direitos e responsabilidades legais, visando a prevenção de litígios e a promoção da justiça social

  • Barreiras

    Engajamento insuficiente da comunidade
    Dificuldade em mobilizar e envolver a comunidade nas iniciativas desse acesso, devido a baixa conscientização sobre a importância do acesso à justiça, desconfiança no sistema jurídico, ou percepção de que as iniciativas legais são irrelevantes ou inacessíveis

    Dificuldade de parcerias e apoio interinstitucional
    Desafios na formação de parcerias eficazes entre diferentes entidades, como governos, ONGs e setor privado, essenciais para a implementação bem-sucedida de práticas de acesso à justiça

  • Tecnologias

    Não se aplica

  • Parceiros

    • Cejusc;
    • Nupemec;
    • Secretaria Municipal de educação de Nossa Senhora do Socorro.
  • Downloads

    Escolas-no-Forum.pdf

Ficha técnica

Data de início 11/01/2017
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE)
Unidade/Seção da instituição Cejusc/Nupemec
Público-alvo Sociedade em geral
Voltada aos grupos Crianças e adolescentes
Escopo de atuação Municipal
Fonte de dados CNJ
Página de origem https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/350