Prática de acesso à Justiça

Uso APP Comunicação Pública Canal Aberto para Acesso à Unidade Atendimento Não é Ato Processual

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

ATENDIMENTO AOS JURISDICIONADOS SOB A FORMA DE CANAL ABERTO E TRANSPARENTE PERMITE A QUALQUER PESSOA CONTACTAR A VARA. SOMOS NOTIFICADOS INSTANTANEAMENTE. O ATENDIMENTO SE RESUME A PEDIDOS DE URGÊNCIA, CELERIDADE, PAUTA DE AUDIÊNCIAS, SE O MAGISTRADO SE ENCONTRA, MESMAS SOLICITAÇÕES FEITAS EM BALCÃO DE SECRETARIA, VIRTUAL, SEM A PERDA DE TEMPO DO SERVIDOR NO ATENDIMENTO PESSOAL. A PRÁTICA DE NENHUMA MANEIRA VEDA O ATENDIMENTO PESSOAL, PERMITE QUE PESSOAS IMPOSSIBILITADAS DE LOCOMOÇÃO SEJAM ATENDIDAS. SOLUÇÃO P/ MOBILIDADE, PESSOAS HOSPITALIZADAS, IDOSOS, OUTROS QUE NÃO POSSUEM SEQUER CONDIÇÕES DE ARCAR COM DESLOCAMENTOS. AGIMOS COM TRANSPARÊNCIA E IGUALDADE, E OS ASSUNTOS SOLICITADOS SÃO TRATADOS NA ORDEM LEGAL. AS SOLICITAÇÕES E/OU RESPOSTAS NÃO POSSUEM NATUREZA PROCESSUAL. SEGUIMOS RIGOROSAMENTE AS REGRAS DA LOMAN, ESTATUTO DE ÉTICA DA MAGISTRATURA E RESOLUÇÕES DO CNJ, PRIMANDO PELO ACESSO IGUALITÁRIO E ÉTICA A UNIDADE PODE SER COMUNICADA VIRTUALMENTE A QUALQUER HORA.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    O uso do App funciona como um balcão de atendimento virtual, evitando deslocamentos, filas e otimizando tempo de servidores. Sua principal vantagem, frente a outros aplicativos de mensagens, decorre do fato de que é uma rede social voltada e pensada para o serviço público, e assim criada para oferecer benefícios tanto para os cidadãos quanto para as instituições, com funcionalidades de gestão próprias para os administradores.

    Metodologia

    SOLICITEI, GRATUITAMENTE, ABERTURA DE CANAL DA UNIDADE NO APP COMUNICAÇÃO PÚBLICA, ONDE FICO COMO ADMINISTRADOR E CONSIGO TAMBÉM INCLUIR OUTROS SERVIDORES COMO ADMINISTRADORES. TENHO FERRAMENTA DE GESTÃO COM POSSIBILIDADE DE VERIFICAR TODAS AS SOLICITAÇÕES SOB A FORMA DE RELATÓRIOS. NÃO PRECISO DISPOR DE NUMERO DE CELULAR. E TENHO OPÇÃO DE UTILIZAR NO DESKTOP. O CANAL DA UNIDADE FICA ABERTO E DISPONÍVEL PARA QUALQUER PESSOA QUE DESEJAR NOS RELATAR UMA DENÚNCIA, PEDIDO URGENTE, RECLAMAÇÃO, SOLICITAÇÕES DIVERSAS, ISSO VIRTUALMENTE E EM TEMPO INTEGRAL. NÃO PROMOVEMOS DIÁLOGOS, APENAS REGISTRAMOS QUE “AS SOLICITAÇÕES SERÃO ANALISADAS NA ORDEM LEGAL”. OS ATEND. PRESENCIAIS SÃO TODOS PRESERVADOS. EVITAMOS A UTILIZAÇÃO DE E-MAIL OU TELEFONE, POR ENTENDER QUE ESTES MEIOS SÃO PRIVADOS E NÃO PROMOVEM A TRANSPARÊNCIA. NO MESMO SENTIDO NÃO DISPONIBILIZAMOS WHATSAPP, POIS PODERIA PROPICIAR ATENDIMENTO PRIVADO E DIFERENCIADO, POR PARTE DOS SERVIDORES, ALÉM DE FICAR VINCULADO A UM ÚNICO DISPOSITIVO E USUÁRIO. NO APP TODOS PARTICIPAM DO CANAL SIMULTANEAMENTE E HÁ OTIMIZAÇÃO DE TEMPO, POR PERMITIR RESPOSTAS GERAIS E NÃO INDIVIDUALIZADAS QUE DEMANDAM MUITO TEMPO E ASSIM EFETIVAMENTE PRODUZIR

    Resultados
    • TRANSPARÊNCIA
    • MENOS ACESSOS E VISITAS A BALCÕES PARA SIMPLES SOLICITAÇÕES COM CONSEQUENTE MENOR PERDA DE TEMPO DOS POUCOS SERVIDORES
    • POSSIBILIDADE DA UNIDADE SER CONTACTADA
    • PROMOVER A POSSIBILIDADE DO ADVOGADO OU JURISDICIONADO COMUNICAR URGÊNCIA OU ATRASOS
    • TRATAMENTO DE ATENDIMENTO PUBLICO NA FORMA DA LEI.
    Palavras-chave
  • Problemas-chave

    Morosidade processual
    Lentidão na tramitação de processos judiciais, resultando em atrasos prolongados para a resolução de casos e sobrecarga nos tribunais. As causas desse problema são muitas, entre elas, procedimentos burocráticos ineficientes e a falta de recursos adequados

  • Soluções-chave

    Modernização do sistema judicial
    Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunais

    Ampliação do acesso a informações jurídicas
    Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativo

  • Barreiras

    Desafios de comunicação e divulgação
    Desafios de Comunicação e Divulgação: Problemas relacionados à eficácia na comunicação e divulgação de serviços jurídicos disponíveis ao público, especialmente para comunidades isoladas, marginalizadas ou aquelas que enfrentam alguma barreira linguística e de comunicação (indígenas, cegas, surdas etc.)

  • Atos normativos

    • LEI DO USUÁRIO DO SERVIÇO PÚBLICO (13460/17), QUE TRATA DA DESBUROCRATIZAÇÃO DO ATENTIMENTO POR MEIO DO USO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS;
    • RESOLUÇÃO Nº 313 DO CNJ.
  • Tecnologias

    Acesso à Internet e Dispositivos Móveis

    Sistemas de gestão online

    Tecnologia de comunicação

  • Parceiros

    DEMAIS SERVIDORES DA UNIDADE QUE APOIAM A PRÁTICA

  • Downloads

    USO-APP-COMUNICACAO-PUBLICA-CANAL-ABERTO-PARA-ACESSO-A-UNIDADE-ATENDIMENTO-NAO-E-ATO-PROCESSUAL.pdf

Ficha técnica

Data de início 08/03/2017
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE)
Unidade/Seção da instituição 03ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza/CE
Público-alvo Jurisdicionados
Público interno
Operadores do direito
Escopo de atuação Municipal
Fonte de dados CNJ
Página de origem https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/80