Prática de acesso à Justiça

Vara Objetiva e Transparente

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

A prática visa dar transparência do trabalho do magistrado, conscientizando o público da sua amplitude, dando transparência acerca da rotina de trabalho, pouco conhecida do público. A falta de conhecimento do público causa, muitas vezes, atritos e o nefasto sentimento de falta de compromisso com os recursos do contribuinte. Assim, criou-se uma rotina de trabalho que atendesse tanto os anseios dos usuários do serviço quanto as metas institucionais do TJCE e CNJ, sendo fundamental para tanto o uso do aplicativo Comunicação Pública, desenvolvido no Ceará. Por meio da aplicação, os usuários conhecem as metas institucionais, processo a processo, formulam suas pretensões individuais, dirigidas diretamente ao magistrado, e acompanham o andamento do seu atendimento.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    A prática visa dar transparência do trabalho do magistrado, conscientizando o público da sua amplitude, dando transparência acerca da rotina de trabalho, pouco conhecida do público.

    Metodologia

    A prática renova-se mês a mês. Inicialmente, logo no final do mês anterior, são extraídos do sistema de estatísticas os processos sem movimentação há mais tempo (atualmente entre 30 e 60 dias), conclusos para sentença e processos pendentes de baixa. Em seguida, é criada uma lista desses processos e divulgada para a equipe de trabalho e para os usuários do serviço, por meio do portal Comunicação Pública (www.comunicacaopublica.com.br). Os processos são divididos entre a equipe de secretaria e de gabinete e entram na ordem de prioridade das duas equipes. Ao mesmo tempo, pelo mesmo portal, a comunidade usuária do serviço passa a formular demandas, sugestões e reclamações (em geral, são pedidos para impulsionar processos feitos por advogados). Diariamente essas mensagens são lidas e verificada a prioridade, se houver alguma urgência, o pedido é analisado em até 24h. Caso contrário, após a conclusão da lista prioritária, os processos indicados no portal passam a ser impulsionados. Com essa prática, a unidade há alguns meses não possui processos com mais de 100 (cem) dias, estando sua maioria em 30 dias, cerca de 1/3 entre 30 e 60, cerca de uma dúzia entre 60 e 90 e nenhum acima de 100.

    Resultados

    Contato direto entre cidadão e o magistrado Organização do serviço, tornando-o objetivo e mais justo. Conscientização da forma em que a prestação jurisdicional é operada.

    Palavras-chave
  • Problemas-chave

    Baixa transparência no sistema jurídico
    Pouca transparência e prestação de contas nas instituições jurídicas, o que pode minar a confiança no sistema de justiça

  • Soluções-chave

    Ampliação do acesso a informações jurídicas
    Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativo

  • Barreiras

    Dificuldade de gestão e monitoramento
    Problemas relacionados à gestão e ao monitoramento eficaz das práticas de acesso à justiça. A ausência de sistemas e metodologias adequadas para acompanhar e avaliar o andamento e os resultados das iniciativas

  • Atos normativos

    Não

  • Tecnologias

    Tecnologia de comunicação

  • Parceiros

    • Comunicação Pública.
    • Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
  • Downloads

    Vara-Objetiva-e-Transparente.pdf

Ficha técnica

Data de início 06/01/2018
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE)
Unidade/Seção da instituição Primeira Vara Cível da Comarca de Sobral
Público-alvo Jurisdicionados
Escopo de atuação Municipal
Fonte de dados CNJ
Página de origem https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/228