Prática de acesso à Justiça

Expansão do Serviço Integrado Multidisciplinar

O Serviço Integrado Multidisciplinar é um projeto realizado pela CGJ/PI, no qual, busca parcerias com os municípios sedes das comarcas e/ou Termos Judiciários para atendimento multidisciplinar de apoio à criança, ao idoso e à mulher, através de profissionais (psicólogos, assistentes sociais, área da saúde), bem como estruturar adequadamente os locais de atendimento. As atividades são desenvolvidas pelos profissionais atuando nas demandas judicializadas, realizando diligências (relatórios, atendimentos, coleta de depoimentos) ou não vinculadas a processos, neste caso, junto à sociedade como medida preventiva de danos/violência (orientação, acolhimento, encaminhamentos, etc). Esse projeto vem contribuindo para o andamento processual das demandas que pendiam de atos desenvolvidos por equipe técnica ou de local adequadamente estruturado, além disso, revela ao Judiciário que sua atuação não deve ser restrita apenas à atividade fim, deve atuar de “mãos dadas” com outras instituições.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    A expansão do Projeto – Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM) –objetiva, através de sua execução, nas demandas envolvendo mulheres, crianças, idosos e familiares vulneráveis e vítimas de violência:

    • Assegurar o acesso à justiça, a razoável duração do processo, a dignidade da pessoa humana, bem como, prestar atendimento multidisciplinar em parceria com os municípios;
    • Implementar os procedimentos para realização das audiências de Depoimento Especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e abuso sexual, propiciando a efetivação da Lei Federal nº 13.431, sancionada em 04/04/2017, bem como, em atendimento à Resolução nº 299, de 05 de novembro de 2019, que determina em seu art. Art. 7º, a implantação das salas de depoimento especial é obrigatória em todas as comarcas do território nacional;
    • Dar cumprimento às determinações do Provimento CGJ nº 33/2019 que instituiu o SIM;
    • Participar ativamente em conexão com a rede de atendimento socioassistencial do(s) município(s).
    Metodologia

    A metodologia aplicada foi coleta de dados numéricos para compor e dimensionar a pesquisa quantitativa dos processos que envolvam mulheres, crianças e idosos vítimas de violência, através do Setor de Tecnologia da Corregedoria, além disso, para a coleta dos dados, fez-se uso das informações colhidas em questionário, junto às unidades judiciárias que receberam as instalações dos produtos/resultados do projeto (ex: salas estruturadas, convênios firmados), a partir de informações enviadas pelos magistrados e/ou servidores através do Sistema Eletrônico de Informações – SEI e, ainda, de coleta de depoimentos de magistrados e integrantes da(s) equipe(s) técnica(s).

    Resultados

    Já foram instaladas 30 salas do SIM e 12 brinquedotecas, a meta até o prazo final é a instalação de 53 salas SIM e 30 (trinta) brinquedotecas. As mudanças ocorridas nas unidades judiciárias contempladas com a instalação das salas e do SIM revelaram uma verdadeira contribuição para o descongestionamento das demandas reprimidas/paralisadas que necessitavam de atendimento especializado/técnico a ser executado por uma equipe multidisciplinar e que não existia na comarca por meio do quadro do próprio TJPI, mas que foram executadas pelas equipes técnicas oriundas dos Acordos de Cooperação firmados entre a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí e os Municípios, a exemplificar, demandas de guarda, adoção, interdição, curatela, tutela, medidas protetivas, reconhecimento de paternidade, dentre outras. Outro resultado alcançado foi as realizações de audiências de depoimentos especiais de processos pendentes do cumprimento do citado ato processual, por inexistir na comarca um local adequadamente estruturado e profissional capacitado para a sua realização. Ex: a Central de Inquéritos da Comarca de Teresina-PI, realizou mais de 150 depoimentos especiais, após a instalação da segunda sala nesta comarca, Vale destacar que mesmo nas comarcas que ainda não possuem o SIM, estas podem fazer uso das instalações e do serviço de comarcas próximas, como ocorre na Comarca de Picos-PI, conforme se verifica através do link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/17dBNKOq7PQetoxytZjeYJKCPX-Li6SnF/edit?usp=sharing&ouid=110027297522394761100&rtpof=true&sd=true Foram firmados 20 (vinte) Acordo de Cooperação com municípios sedes de Comarcas e Termos Judiciários, tais acordos visam, como medida similar, suprir a precariedade de servidores do quadro do próprio TJPI. Curso de capacitação do “Serviço Integrado Multidisciplinar e Depoimento Especial”, através da Escola Judiciária do Piauí, com a indicação de 56 servidores/colaboradores psicólogos e assistentes sociais.

    Palavras-chave
  • Problemas-chave

    Morosidade processual
    Lentidão na tramitação de processos judiciais, resultando em atrasos prolongados para a resolução de casos e sobrecarga nos tribunais. As causas desse problema são muitas, entre elas, procedimentos burocráticos ineficientes e a falta de recursos adequados

    Dificuldades relacionadas ao suporte técnico e de pessoal
    Problemas gerais relacionados à falta de suporte técnico adequado e de pessoal suficiente, afetando a eficiência e a eficácia do sistema de justiça

  • Soluções-chave

    Ampliação do acesso a informações jurídicas
    Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativo

    Fortalecimento de redes de apoio jurídico
    Desenvolvimento e ampliação de redes de apoio jurídico, incluindo parcerias com organizações não governamentais, escritórios de advocacia e universidades, para oferecer consultoria e assistência jurídica a quem precisa

    Educação e conscientização dos direitos legais
    Implementação de programas de educação para aumentar a consciência sobre direitos e responsabilidades legais, visando a prevenção de litígios e a promoção da justiça social

    Integração de serviços jurídicos em outros serviços públicos
    Incorporação da assistência jurídica como parte de outros serviços públicos, como centros de saúde, escolas e serviços sociais, para torná-la mais acessível

    Incentivo à colaboração interdisciplinar para soluções jurídicas
    Colaboração entre profissionais de diferentes áreas (jurídica, tecnológica, social, entre outras)

  • Barreiras

    Limitações de infraestrutura
    Deficiências nas estruturas físicas e tecnológicas necessárias para um sistema jurídico eficiente. Inclui instalações judiciais inadequadas, equipamentos e sistemas de TI obsoletos e ausência de recursos digitais apropriados

    Dificuldade de parcerias e apoio interinstitucional
    Desafios na formação de parcerias eficazes entre diferentes entidades, como governos, ONGs e setor privado, essenciais para a implementação bem-sucedida de práticas de acesso à justiça

  • Atos normativos

    • PROVIMENTO Nº 33, DE 22 DE AGOSTO DE 2019 – da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí, que institui o Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM), no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí, para apoio à Criança, ao Idoso e à Mulher.
    • Provimento Conjunto Nº 65/2022 – PJPI/TJPI/SECPRE – Dispõe sobre o padrão de funcionamento das Salas de Depoimento Especial no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí e dá outras providências.
  • Tecnologias

    Acesso à Internet e Dispositivos Móveis

  • Parceiros

    Municípios

  • Downloads

    ExpansAo-do-ServiA§o-Integrado-Multidisciplinar.pdf

Ficha técnica

Data de início 19/03/2021
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI)
Unidade/Seção da instituição Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí
Público-alvo Sociedade em geral
Jurisdicionados
Voltada aos grupos Crianças e adolescentes
Idosos
Mulheres em algum contexto de vulnerabilidade (exemplos: mulheres indígenas, mulheres em situação de rua..)
Vítimas de violência doméstica
Escopo de atuação Estadual
Fonte de dados CNJ
Página de origem https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/661