16 publicações
Access to Justice and Digital Inclusion in the Amazon: Geographic Vulnerability and Riverside Communities
Objetivo: Elucidar as perspectivas dos ribeirinhos da região amazônica sobre os impedimentos e facilitadores de acesso aos serviços de justiça.
Digital Access to Judicial Services in the Brazilian Amazon: Barriers and Potential
Objetivo: Fornecer diagnósticos e recomendações que possam informar a construção de pesquisas para o desenvolvimento de políticas voltadas para a melhoria do acesso aos serviços judiciais pelas populações ribeirinhas
Acesso à justiça e transparência ativa no poder judiciário
Objetivo: A identificação de práticas de transparência ativa realizadas pelas organizações do Poder Judiciário brasileiro que demonstram à atenção ao acesso à justiça
Acesso à Justiça na Região Amazônica: O Caso de Porto de Moz
Objetivo: Tratar do acesso à justiça na Região Amazônica do Brasil.
Governança Digital no Judiciário da Região Amazônica e Acesso à Justiça pelaPopulação Ribeirinha
Objetivo: Investigar a influência das barreiras geográficas e dos obstáculos e facilidades das tecnologias da informação e comunicação na governança digital no Judiciário da Região Amazônica.
Ampliando a Concepção para Acesso aos Direitos e à Justiça (ADJ): Uma Estrutura Conceitual e Multidisciplinar
Objetivo: A pesquisa reconhece as novas abordagens e desafios nos estudos do acesso à justiça, expandindo o termo para "acesso aos direitos e à justiça (ADJ)", considerando uma trajetória de cidadania e inclusão social de grupos em situação de vulnerabilidade, que vai além da esfera jurídica, envolvendo diferentes serviços públicos e a participação de diversos atores.
Instituições Facilitadoras de Acesso à Justiça (IFAJUS): o caso dos Centros de Referência Especializado para população em situação de rua
Objetivo: A pesquisa desenvolve o conceito de instituições facilitadoras de acesso à justiça (IFAJUS) e assume o desafio de ressaltar a importância das políticas públicas voltadas para a população em situação de rua, que é uma das mais invisíveis e desfavorecidas da sociedade.
Acesso à Justiça no Século XXI: desafios e tendências de um sistema jurídico moderno e igualitário
Objetivo: O presente estudo, à luz do fenômeno complexo do acesso à justiça, e de seus desafios, impostos pelo direito da sociedade à distribuição qualitativa e equânime da justiça, tem por objetivo mapear estudos e pesquisas, identificando as tendências dos principais movimentos de reforma desse fenômeno, também denominados ondas de reformas (Gapelletti e Garth, 1988).
A Microgestão nos Tribunais de Grande Porte como Fonte de Melhoria para o Acesso àJustiça – uma Análise a partir da Pesquisa Empírica
Objetivo: A partir do resultado da pesquisa empírica, identificar se os juízes em questão estão aplicando a administração judiciária (juiz-gestor) e enquadrá-la como uma ferramenta importante para o melhoramento da justiça.
O Acesso à Justiça por meio da Duração Razoável do Processo Judicial: uma Análise apartir do Sistema Interamericano de Direitos Humanos
Objetivo: Identificar os casos nos quais o Brasil é parte, tanto perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos – CIDH quanto da Corte IDH, e que abordem a duração do processo judicial para, ao final, proceder à análise sob cada um deles, proporcionando, subsídios para novas políticas judiciárias de melhoramento do Poder Judiciário.
Acesso aos direitos e à justiça para pessoas em situação de rua : o caso dos Centros POP no Distrito Federal
Objetivo: Explicar como os arranjos institucionais dos Centros POP influenciam o acesso aos direitos e à justiça das pessoas em situação de rua no Distrito Federal (DF).
Acesso à Justiça: Um Guia Epistemológico para Pesquisas Futuras
Objetivo: Propor um guia epistemológico para a investigaçãoempírica sobre o acesso à justiça, baseado em trêsdimensões de análise: a) abordagens e concepções; b)variáveis e indicadores de medição; e c) barreiras efacilitadores.
Courts and Public Management
Objetivo: Abordar a gestão dos tribunais, revisando o debate central sobre o lugar dessas organizações na estrutura institucional do estado.
A urgência de repensar o acesso à justiça no século XXI: antigos problemas, grandes desafios e novas oportunidades
Objetivo: Buscar ampliar a concepção de acesso à justiça oferecendo um modelo teórico-analítico denominado MOTAC
Inovando o Acesso à Justiça no Brasil: análise de iniciativas premiadas no Prêmio Innovare
Objetivo: Verificar quais são as barreiras à inovação no acesso à justiça no Brasil por meio de análises de iniciativas premiadas no Prêmio Innovare
Acesso à Justiça: Revisão Sistemática da Literatura e Agenda de Pesquisa
Objetivo: Apresentar um panorama global das pesquisas científicas realizadas sobre acesso à justiça.