Visão geral
-
Resumo
Objetivos
Tem por objetivo dar concreção ao postulado do amplo acesso à justiça, à celeridade e fomentar a desjudicialização.
Metodologia
Foram realizadas reuniões prévias com vários líderes comunitários para identificar as necessidades e demandas de cada localidade. O contato prévio com a liderança comunitária serve para orientá-la em relação aos conflitos passíveis de conciliação, noções de mediação, documentação necessária para a realização das sessões e elaboração de um cronograma prévio de eventos designando datas e determinando uma perspectiva de quantas ações serão realizadas por mês. Em outro momento, seguindo o cronograma prévio elaborado, foi realizado contato com os líderes de cada comunidade na intenção de: – identificar a localização para realização do evento na comunidade, facilitando, assim, o acesso das partes; – elaborar plano de divulgação da ação adequado para atingir o maior número de pessoas daquela região; – triar nas comunidades as demandas existentes e passíveis de conciliação e mediação; – disponibilizar período para cadastro de demandas espontâneas; – elaborar uma pauta de atendimentos; – confeccionar cartas convite para serem entregues as partes cadastradas previamente; – confeccionar ato normativo da Ação a ser realizada; – articular com instituições parceiras a oferta de serviços de cidadania de acordo com as necessidades de cada localidade.
Resultados
Resultados obtidos em 2018:
- orientações jurídicas: 112;
- sessões de conciliação realizadas: 370;
- acordos 305; atendimentos de cidadania: 4.115;
- total de pessoas atendidas: 4.855.
Resultados obtidos em 2019:
- orientações jurídicas: 83;
- sessões de conciliação realizadas: 351;
- acordos: 205;
- encaminhamentos: 63;
- atendimentos de cidadania: 3.150;
- total de pessoas atendidas: 3.998.
-
Problemas-chave
Morosidade processual
Lentidão na tramitação de processos judiciais, resultando em atrasos prolongados para a resolução de casos e sobrecarga nos tribunais. As causas desse problema são muitas, entre elas, procedimentos burocráticos ineficientes e a falta de recursos adequadosBaixa conscientização sobre direitos
Desconhecimento do público em geral sobre seus direitos legais e sobre benefícios, oportunidades e recursos disponíveis, o que pode dificultar a busca por assistência jurídica quando necessárioDificuldade no acesso a informações jurídicas
Escassez de fontes de informação jurídica facilmente acessíveis e compreensíveis para o público em geralCultura da litigiosidade
Predomínio de uma mentalidade adversarial, que incentiva a resolução de disputas por meio de litígios em vez de métodos alternativos de resolução de conflitos -
Soluções-chave
Promoção de alternativas de resolução de conflitos
Fomento de métodos alternativos de resolução de conflitos, como arbitragem, conciliação e negociação, como formas mais rápidas e menos onerosas de resolver disputasSimplificação da linguagem judírica
Tornar a legislação, os documentos legais e os procedimentos judiciais mais compreensíveis para o público em geral, especialmente para aqueles sem formação jurídica -
Barreiras
Escassez de pessoal
Insuficiência de profissionais para atender às demandas do sistema jurídico, incluindo a falta de juízes e advogados e de funcionários de apoio administrativo e técnico -
Tecnologias
Não se aplica
-
Financiamento
Custos de aquisição da unidade móvel R$822.490,00, custos com o combustível do ônibus, além de
custos com material de divulgação. -
Downloads
Ficha técnica
Data de início | 11/2017 |
---|---|
Tribunal associado à prática | Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) |
Público-alvo | Sociedade em geral |
Escopo de atuação | Estadual |
Fonte de dados | Prêmio Innovare |
Página de origem | https://www.premioinnovare.com.br/pratica/programa-justi%C3%A7a-itinerante-concilia%C3%A7%C3%A3o-e-cidadania/3883 |