Prática de acesso à Justiça

Programa Justiça Itinerante: Conciliação e Cidadania

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

“Justiça Itinerante: Conciliação e Cidadania”, consiste na utilização da unidade móvel com realização de pautas concentradas de sessões de conciliação e mediação que envolvem demandas pré-processuais, combinadas com serviços de cidadania através de órgãos parceiros. Direcionada às comunidades de Recife, RMR e demais municípios do estado de Pernambuco. Tem por objetivo dar concreção ao postulado do amplo acesso à justiça, à celeridade e fomentar a desjudicialização.

Adaptado a atendimento a pessoas com necessidades especiais e multiuso, o ônibus tem capacidade para realização de até quatro audiências de conciliação simultaneamente. Entre outros equipamentos, possui gerador próprio e plataforma de acessibilidade. A equipe do NUPEMEC entra em contato com líderes ou representantes das comunidades para identificar a quantidade e natureza das demandas locais. Essa abordagem possibilita que seja traçada uma estratégia especial para cada demanda identificada e possa haver uma preparação de ações específicas para atuar nas necessidades encontradas. Essa preocupação proporciona melhores resultados nos atendimentos na área de cidadania e maior número de acordos realizados.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    Tem por objetivo dar concreção ao postulado do amplo acesso à justiça, à celeridade e fomentar a desjudicialização.

    Metodologia

    Foram realizadas reuniões prévias com vários líderes comunitários para identificar as necessidades e demandas de cada localidade. O contato prévio com a liderança comunitária serve para orientá-la em relação aos conflitos passíveis de conciliação, noções de mediação, documentação necessária para a realização das sessões e elaboração de um cronograma prévio de eventos designando datas e determinando uma perspectiva de quantas ações serão realizadas por mês. Em outro momento, seguindo o cronograma prévio elaborado, foi realizado contato com os líderes de cada comunidade na intenção de: – identificar a localização para realização do evento na comunidade, facilitando, assim, o acesso das partes; – elaborar plano de divulgação da ação adequado para atingir o maior número de pessoas daquela região; – triar nas comunidades as demandas existentes e passíveis de conciliação e mediação; – disponibilizar período para cadastro de demandas espontâneas; – elaborar uma pauta de atendimentos; – confeccionar cartas convite para serem entregues as partes cadastradas previamente; – confeccionar ato normativo da Ação a ser realizada; – articular com instituições parceiras a oferta de serviços de cidadania de acordo com as necessidades de cada localidade.

    Resultados

    Resultados obtidos em 2018:

    • orientações jurídicas: 112;
    • sessões de conciliação realizadas: 370;
    • acordos 305; atendimentos de cidadania: 4.115;
    • total de pessoas atendidas: 4.855.

    Resultados obtidos em 2019:

    • orientações jurídicas: 83;
    • sessões de conciliação realizadas: 351;
    • acordos: 205;
    • encaminhamentos: 63;
    • atendimentos de cidadania: 3.150;
    • total de pessoas atendidas: 3.998.
  • Problemas-chave

    Morosidade processual
    Lentidão na tramitação de processos judiciais, resultando em atrasos prolongados para a resolução de casos e sobrecarga nos tribunais. As causas desse problema são muitas, entre elas, procedimentos burocráticos ineficientes e a falta de recursos adequados

    Baixa conscientização sobre direitos
    Desconhecimento do público em geral sobre seus direitos legais e sobre benefícios, oportunidades e recursos disponíveis, o que pode dificultar a busca por assistência jurídica quando necessário

    Dificuldade no acesso a informações jurídicas
    Escassez de fontes de informação jurídica facilmente acessíveis e compreensíveis para o público em geral

    Cultura da litigiosidade
    Predomínio de uma mentalidade adversarial, que incentiva a resolução de disputas por meio de litígios em vez de métodos alternativos de resolução de conflitos

  • Soluções-chave

    Promoção de alternativas de resolução de conflitos
    Fomento de métodos alternativos de resolução de conflitos, como arbitragem, conciliação e negociação, como formas mais rápidas e menos onerosas de resolver disputas

    Simplificação da linguagem judírica
    Tornar a legislação, os documentos legais e os procedimentos judiciais mais compreensíveis para o público em geral, especialmente para aqueles sem formação jurídica

  • Barreiras

    Escassez de pessoal
    Insuficiência de profissionais para atender às demandas do sistema jurídico, incluindo a falta de juízes e advogados e de funcionários de apoio administrativo e técnico

  • Tecnologias

    Não se aplica

  • Financiamento

    Custos de aquisição da unidade móvel R$822.490,00, custos com o combustível do ônibus, além de
    custos com material de divulgação.

  • Downloads

    Programa-Justica-Itinerante_-Conciliacao-e-Cidadania-1.pdf

Ficha técnica

Data de início 11/2017
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)
Público-alvo Sociedade em geral
Escopo de atuação Estadual
Fonte de dados Prêmio Innovare
Página de origem https://www.premioinnovare.com.br/pratica/programa-justi%C3%A7a-itinerante-concilia%C3%A7%C3%A3o-e-cidadania/3883