Visão geral
- Resumo
- Problemas-chave
- Soluções-chave
- Barreiras
- Atos normativos
- Prêmios
- Tecnologias
- Parceiros
- Downloads
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Resumo
Objetivos
Realizar justiça, assegurando à sociedade um serviço de tratamento dos conflitos de saúde de forma acessível, ágil, eficaz e efetiva, por meio da interinstitucionalidade e governança pública, mediante utilização adequada dos métodos autocompositivos de solução de disputas.
Metodologia
A metodologia inicial foi a análise ex-ante, o fundamento foi orientar a decisão do TJ/GO, para que ela recaísse sobre a alternativa mais efetiva quanto à intervenção atípica nos conflitos de saúde pública e suplementar. Além desse papel, esperava-se, contribuir para a formulação e concepção do projeto, de forma a contemplar as etapas apresentadas a seguir: diagnóstico do problema; caracterização da política: objetivos, ações, público-alvo e resultados esperados; desenho da política; estratégia de construção de confiabilidade e credibilidade; estratégia de implementação; estratégias de monitoramento, de avaliação e de controle; análise de custo-benefício; e impacto orçamentário e financeiro. Após a utilização da abordagem do design de sistemas de resolução de disputas DSD, para um desenho efetivo para que recursos públicos e o bem-estar da sociedade fossem otimizados, evitando posteriores erros de formulação. Todos os fluxos operacionais de trabalhos foram desenhados em Laboratório de Inovação, com a equipe do Tribunal e as instituições parceiras, por meio do design thinking, decorrendo o Manual e os POP’s de Secretaria e de Atendimento, surgidos da profunda observação do problema.
Resultados
Com esta iniciativa, o Poder Judiciário Goiano aprimora a qualidade e a eficiência da intervenção judicial em assuntos de direito sanitário de forma pré-processual ou extrajudicial. Reflexos desta inovação notam-se nas funções do próprio Centro, que perpassam o registro das reclamações e realização de audiências e aprofundam-se no estudo e tratamento adequado do conflito de saúde, com interinstitucionalidade, governança pública e uso condizente dos métodos consensuais de solução de disputas. Utilizando a promoção do diálogo entre todos os atores envolvidos no conflito ou na sua possível solução, inclusive, se necessário, com o médico que acompanha o assistido/jurisdicionado. Mesmo que o acordo não aconteça, o conflito tratado no CEJUSC da Saúde assume uma característica de maturidade, alcançada pela informação e diálogo aliados à evidência científica oportunizada pela Nota Técnica do Núcleos de Apoio Técnico ao Judiciário (NATJUS), facilitando, tanto a resolutividade nos processos já ajuizados, quanto a mudança quase que cultural na postura dos órgão do sistema de judicialização da saúde.
Palavras-chave
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Problemas-chave
Morosidade processual
Lentidão na tramitação de processos judiciais, resultando em atrasos prolongados para a resolução de casos e sobrecarga nos tribunais. As causas desse problema são muitas, entre elas, procedimentos burocráticos ineficientes e a falta de recursos adequados -
Soluções-chave
Promoção de alternativas de resolução de conflitos
Fomento de métodos alternativos de resolução de conflitos, como arbitragem, conciliação e negociação, como formas mais rápidas e menos onerosas de resolver disputas -
Barreiras
Escassez de pessoal
Insuficiência de profissionais para atender às demandas do sistema jurídico, incluindo a falta de juízes e advogados e de funcionários de apoio administrativo e técnicoLimitações de infraestrutura
Deficiências nas estruturas físicas e tecnológicas necessárias para um sistema jurídico eficiente. Inclui instalações judiciais inadequadas, equipamentos e sistemas de TI obsoletos e ausência de recursos digitais apropriadosDesafios na formação e capacitação de profissionais
Dificuldades em treinar e capacitar adequadamente profissionais do direito e funcionários públicos para adotarem novas práticas e abordagensDificuldades administrativas
Problemas administrativos gerais, incluindo classificações inadequadas de processos, ausência de padronização nas rotinas de trabalho e falta de coordenação eficiente -
Atos normativos
- Resolução 125/CNJ -Decreto Judiciário nº 2.195/2019 GAB/PRES
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Prêmios
Não há
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Tecnologias
Não se aplica
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Parceiros
- Procuradoria-Geral Do Estado;
- Secretaria De Estado Da Saúde;
- Procuradoria-Geral Do Município;
- Secretaria Municipal Da Saúde;
- Instituto De Assistência Dos Servidores Do Estado De Goiás – Ipasgo;
- Unimed Goiânia Cooperativa De Trabalho Médico.
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Downloads
Centro-JudiciA¡rio-de-SoluA§Ao-de-Conflitos-e-Cidadania-da-SaAode-CEJUSC-da-saAode.pdf
Ficha técnica
Data de início | 03/09/2019 |
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Tribunal associado à prática | Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) |
Unidade/Seção da instituição | Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos |
Público-alvo | Jurisdicionados Público interno Sociedade em geral |
Escopo de atuação | Estadual |
Fonte de dados | CNJ |
Página de origem | https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/327 |