Prática de acesso à Justiça

CEJUSC Virtual

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

A iniciativa é a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC Virtual que foi implantado por meio da Portaria Conjunta da Presidência nº 1.055/PR/2020, do TJMG, e tem competência de atuação em todo o Estado de Minas Gerais, no âmbito da Justiça Comum de Primeira e Segunda Instâncias. O Centro Judiciário atua exclusivamente na aplicação de métodos adequados de solução de conflitos, como a conciliação e a mediação, de forma totalmente virtual, por meio de plataformas de videoconferência e atendimento à distância. Essa prática foi embasada nas diretrizes da Presidência do TJMG que impulsionaram o desenvolvimento de técnicas destinadas à prestação jurisdicional de qualidade por meio de videoconferências e atendimentos a distância.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    O objetivo deste CEJUSC é facilitar o acesso à justiça, de forma virtual e sem a necessidade de comparecimento presencial de partes e advogados, além de impulsionar a política de autocomposição.

    Metodologia

    O atendimento abrange conflitos pré-processuais e processuais. Há um grupo com 120 conciliadores e mediadores, que conduzem as sessões em equipamentos próprios e em suas residências. Há uma equipe de 10 pessoas para darem suporte técnico e operacional durante a realização das sessões. O acesso ao CEJUSC Virtual se dá por 3 principais portas, quais sejam:

    • 1) Requerimento de Juízes das Unidades Judiciárias do Estado para envio de processos judiciais para a pauta do CEJUSC Virtual,
      seguindo critérios estabelecidos em ato normativo próprio, como a ausência de equipamentos de videoconferência na comarca solicitante;
    • 2) Requerimentos formulados por partes e advogados diretamente no CEJUSC Virtual, para a realização de audiências de conciliação ou mediação em processos judiciais em tramitação, mediante preenchimento de formulário online disponibilizado no site oficial do Tribunal;
    • 3) Demandas pré-processuais, de partes e/ou advogados, por meio de preenchimento de formulário online disponibilizado no site oficial do Tribunal.
    Resultados
    • As audiências e sessões virtuais preservam a saúde de conciliadores, mediadores, magistrados, servidores, colaboradores, agentes públicos, advogados e usuários em geral, necessárias para a prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19);
    • No período de 22/03/2021 a 19/04/2021 as estatísticas apontaram a realização de 356 audiências de conciliação ou mediação, com a porcentagem de acordo de 41,79%, excluídas as ausências.
  • Problemas-chave

    Desafios de adaptação ao contexto da pandemia do COVID-19
    A pandemia do COVID-19 impôs mudanças significativas e abruptas no funcionamento do sistema jurídico e nos serviços essenciais

  • Soluções-chave

    Modernização do sistema judicial
    Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunais

    Promoção de alternativas de resolução de conflitos
    Fomento de métodos alternativos de resolução de conflitos, como arbitragem, conciliação e negociação, como formas mais rápidas e menos onerosas de resolver disputas

  • Barreiras

    Limitações de infraestrutura
    Deficiências nas estruturas físicas e tecnológicas necessárias para um sistema jurídico eficiente. Inclui instalações judiciais inadequadas, equipamentos e sistemas de TI obsoletos e ausência de recursos digitais apropriados

    Limitações digitais para trabalho remoto
    Insuficiência de infraestrutura digital e tecnológica adequada para o trabalho remoto, incluindo a falta de equipamentos de videoconferência e a estabilidade de conexão à internet para profissionais do sistema jurídico

  • Atos normativos

    • Portaria Conjunta 1054/PR/2020;
    • Portaria Conjunta da Presidência nº 1.055/PR/2020.
  • Tecnologias

    Tecnologia de comunicação

  • Financiamento

    Basicamente é o custo para a aquisição dos 6 (seis) equipamentos de videoconferência para a implementação da prática foi de R$1.098,00.

  • Downloads

    CEJUSC-VIRTUAL.pdf

Ficha técnica

Data de início 01/09/2020
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)
Público-alvo Jurisdicionados
Operadores do direito
Sociedade em geral
Escopo de atuação Estadual
Fonte de dados Prêmio Innovare
Página de origem https://www.premioinnovare.com.br/pratica/cejusc-virtual/895