Visão geral
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Resumo
Objetivos
Disponibilizar via App todos os acessos definidos como “online” na Carta de Serviços ao Cidadão de forma simples e objetiva, bem como outros mais demandados pelos usuários no Portal do TJSE. Partes e operadores do Direito realizam consultas processuais e recebem, através de notificações, informes sobre movimentações, além das principais notícias de projetos e ações do TJSE.
Metodologia
Antes da construção do APP, identificamos quais os principais assuntos e serviços demandados no Portal do TJSE, através da análise dos logs de acesso. Paralelamente, a equipe de TI iniciou estudos para verificar qual a tecnologia mais adequada para criar o APP, acessando as informações armazenadas nos nossos bancos de dados. Uma equipe específica foi montada para definir como deveria ser construída a interface do APP, de forma simples e intuitiva, a exemplo do esquema de cores, quantidade e tamanho dos botões. Várias possíveis funcionalidades foram listadas, mas foram priorizadas as seguintes: Consulta Processual, Alerta de Movimentações Processuais, Principais Serviços ao Cidadão (Carta de Serviços), Notícias em Geral e Canais de Contato. Após construído, o APP foi testado pela equipe da Diretoria de Comunicação, para só então ser apresentado ao Presidente. Estando aprovado em ambiente de teste, foi definida uma data para lançamento na loja de APPs da Google. A equipe de Comunicação elaborou as peças gráficas para disseminar a disponibilização do APP, solicitou aos jornais televisivos a abertura de espaço em suas pautas para que o Presidente explanasse sobre os benefícios do APP.
Resultados
Acesso direto da população aos serviços e informações do TJSE no palma da mão, por meio do smartphone.
Palavras-chave
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Problemas-chave
Dificuldade no acesso a informações jurídicas
Escassez de fontes de informação jurídica facilmente acessíveis e compreensíveis para o público em geral -
Soluções-chave
Modernização do sistema judicial
Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunaisAmpliação do acesso a informações jurídicas
Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativoSimplificação da linguagem judírica
Tornar a legislação, os documentos legais e os procedimentos judiciais mais compreensíveis para o público em geral, especialmente para aqueles sem formação jurídica -
Barreiras
Escassez de pessoal
Insuficiência de profissionais para atender às demandas do sistema jurídico, incluindo a falta de juízes e advogados e de funcionários de apoio administrativo e técnicoDificuldades na adoção de tecnologias
Resistência à mudança e adaptação às novas tecnologias: Desafios relacionados à aceitação de novas mudanças e à integração de novas tecnologias nos sistemas judiciais, incluindo a falta de capacitação técnica, a ausência de regulamentação clara e o receio de utilizar novas tecnologia.Resistência à inovação e mudança
Dificuldades em introduzir novas práticas, tecnologias ou abordagens disruptivas, considerando aspectos culturais e institucionais -
Tecnologias
Gerenciamento de dados
Acesso à Internet e Dispositivos Móveis
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Ficha técnica
Data de início | 05/04/2021 |
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Tribunal associado à prática | Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) |
Unidade/Seção da instituição | Presidência |
Público-alvo | Operadores do direito Jurisdicionados |
Escopo de atuação | Estadual |
Fonte de dados | CNJ |
Página de origem | https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/567 |