Prática de acesso à Justiça

Projeto EMPRECE

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

O EMPRECE (Equipe Multidisciplinar de Prevenção e Conciliação na Escola) é um projeto que é desenvolvido desde o final do ano letivo de 2018, concretizado pela realização de sessões de mediação/conciliação/orientação nas escolas, por equipe de servidores da Vara da Infância e Juventude (VRIJ) e voluntários da sociedade civil. Através de plantões diários é realizado o acompanhamento de todas as demandas advindas das escolas (recebidas por WhatsApp, telefone e e-mail), sob a coordenação do Núcleo Psicossocial e Pedagógico (NUPPE) da VRIJ, ao qual incumbe o munus de traçar estratégias de intervenção, sempre com vistas a questões pontuais como inclusão social, combate ao bullying, indisciplina grave, infrequência e evasão escolar, negligência familiar, bem como situações preventivas outras que digam respeito à saúde e proteção da infância e juventude do Município, possibilitando, assim, vislumbrar a concretude do princípio do maior interesse da criança e do adolescente, estampado no ECA.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    O objetivo principal do EMPRECE é promover a pacificação de conflitos no contexto escolar, restaurando as relações sociais, em harmonia com os delineamentos constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Outrossim, são também objetivos específicos do Projeto: Conduzir o adolescente à resolução do conflito, a partir de intervenção multidisciplinar dialógica; Encaminhar o adolescente e seus responsáveis à Rede Assistencial e/ou de Saúde, em caso de situações de vulnerabilidade social ou de violência física e/ou psicológica; oportunizar a construção/fortalecimento de laços entre alunos, seus pares e professores no espaço geográfico da escola; promover orientação e colaborar na educação formal e familiar, de maneira a fortalecer vínculos e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes; minimizar o grau de violência ocorrido no ambiente escolar do Município de Petrolina e relacionar as possíveis causas; fortalecer a cooperação entre a rede de educação, proteção, assistência social e de saúde, buscando o aprimoramento das políticas públicas.

    Metodologia

    1. O projeto piloto foi elaborado e implantado no final do ano 2018. O NUPPE (Núcleo Psicossocial e Pedagógico) da VRIJ, forma, semanalmente, cronograma de atividades diárias (em regime de prontidão), com as equipes (servidores da VRIJ e voluntários), os quais, valendo-se dos meios autocompositivos da Conciliação/Mediação, promovem dinâmicas voltadas à resolução de conflitos escolares, que extrapolam a competência originária do corpo docente da respectiva escola.

    2. A intervenção ocorre a partir de relato situacional encaminhado pela gestão escolar para e-mail ou WhatsApp específicos da VRIJ, cabendo ao NUPPE a coordenação geral das conciliações/mediações efetivadas pelas equipes interdisciplinares previamente estabelecidas no cronograma da prontidão.

    3. Ao final de cada dinâmica, é apresentado, de imediato, pela equipe interventora relatório resumido, contextualizando as intervenções efetuadas e confeccionando a ata da reunião/sessão.

    4. O horário de atuação dessas equipes é diariamente das 08:00h às 14:00h, observando tanto as demandas do dia, como as passadas no dia anterior (que foram encaminhadas fora do horário da atuação da equipe ou que se chocaram com outra intervenção).

    Resultados

    O Projeto de atendimento imediato a demandas advindas das escolas teve uma repercussão e resultados positivos em diferentes níveis, quanto aos objetivos do projeto EMPRECE:

    • RESTAURAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS: no diálogo mais eficiente com os educadores das escolas e possibilidade de promover orientações sobre questões diversas; promoção de modelos de interação e comunicação diferenciados na escola;
    • EFETIVIDADE E EFICIÊNCIA: em razão na implantação da cooperação entre instituições; na resolução de conflitos que contribuíam para a desarmonia no ambiente escolar e prejudicavam a aprendizagem de alunos;
    • DESBUROCRATIZAÇÃO: contribuindo para a não judicialização de conflitos; para evitar a apuração de agravamento de condutas de adolescentes que direcionavam para a prática de ato infracional;
    • ALCANCE SOCIAL: em razão da cooperação da comunidade com a participação de voluntários; responsabilização do poder público nas demandas de sua competência, diante dos encaminhamentos realizados, a maioria para efetivação e garantia de direitos em relação a políticas públicas.
    Palavras-chave
  • Problemas-chave

    Baixa conscientização sobre direitos
    Desconhecimento do público em geral sobre seus direitos legais e sobre benefícios, oportunidades e recursos disponíveis, o que pode dificultar a busca por assistência jurídica quando necessário

  • Soluções-chave

    Promoção de alternativas de resolução de conflitos
    Fomento de métodos alternativos de resolução de conflitos, como arbitragem, conciliação e negociação, como formas mais rápidas e menos onerosas de resolver disputas

    Educação e conscientização dos direitos legais
    Implementação de programas de educação para aumentar a consciência sobre direitos e responsabilidades legais, visando a prevenção de litígios e a promoção da justiça social

  • Barreiras

    Escassez de pessoal
    Insuficiência de profissionais para atender às demandas do sistema jurídico, incluindo a falta de juízes e advogados e de funcionários de apoio administrativo e técnico

  • Tecnologias

    Gerenciamento de dados

    Acesso à Internet e Dispositivos Móveis

  • Parceiros

    Servidores da VRIJ do TJPE; voluntários da sociedade civil (conciliadores em formação, advogados, capelães, conselheiros tutelares); Rede de Proteção; Saúde e Assistência Social do Município; Escolas públicas.

  • Downloads

    Projeto-EMPRECE.pdf

Ficha técnica

Data de início 29/10/2018
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)
Unidade/Seção da instituição Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina - 18a. Circunscrição
Público-alvo Sociedade em geral
Voltada aos grupos Crianças e adolescentes
Escopo de atuação Municipal
Fonte de dados CNJ
Página de origem https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/311