Visão geral
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Resumo
Objetivos
O objetivo é possibilitar que em sistemas RDO seja possível um acesso mais democrático e participativo nas decisões do NUPEMEC-JT2.
Metodologia
- Desenvolvimento da plataforma – já criada e experimentada pelo TRTSP em todos os seus CEJUSCs-JT – REPLICÁVEL a todos tribunais, CSJT e CNJ;
- Passo a passo metodológico: logo após a realização da audiência de conciliação e mediação – presencial ou em sistema telepresencial (inclusive RDO – JUSTIÇA 4.0 e Juízo 100% digital), antes do encerramento, o conciliador/mediador envia o link específico da PESC aos usuários externos (partes, advogados ou terceiros), via chat da plataforma em que ocorre a teleaudiência ou, se presencial, poderá colacionar ao final da ata ou via certidão no PJE) o link específico para que as partes, advogados ou terceiros participantes da audiência de conciliação/mediação possam, facultativamente, participarem da pesquisa de satisfação em conciliação;
- Os dados são coletados e tratados pelo setor de indicadores e estatística, que, em seguida, repassa ao NUPEMEC-JT2 para composição de tomadas de decisões e melhorias no serv público;
- Além disso, é disponibilizada na transparência pública do Tribunal os resultados auferidos. isso promove a evolução do sistema multiportas e acesso democrático à Justiça promovendo uma Pol. Jud. de Trat. Adequado de Conflitos mais participativa.
Resultados
EFEITOS PRÁTICOS DO PROJETO:
a) Maior contato com os clientes internos (NUPEMECs e CEJUSCs) e externos (usuários da Justiça do Trabalho);
b) Melhoria no atendimento aos jurisdicionados com feedback em tempo real, inclusive;
c) Aumento da quantidade de informação para adequada tomadas de decisões que envolvam a política Judiciária de Tratamento Adequado de Disputas;
d) Melhoria na gestão pública da conciliação e mediação;
e) Melhoria no sistema e tribunal multiportas e Administração da Justiça baseada na Cultura de Paz;
f) Otimização dos trabalhos de mapeamento de qualidade pelo CSJT e, por conseguinte, ao CONAPROC;
g) Melhoria na opinião pública quanto a Justiça do Trabalho como um todo;
h) Possibilidade de geração de novos projetos em prol da conciliação e mediação trabalhista;
i) Criação de uma capilaridade no acompanhamento dos andamentos dos trabalhos de conciliação e mediação EM TEMPO REAL, inclusive;
j) Facilitação aos órgãos de correição para a análise da qualidade dos serviços prestados;
k) Fomento da dinâmica do Programa JUSTIÇA 4.0 e Juízo 100% digital;
l) Maior desburocratização da Justiça;
m) Maior transparência – pois os resultados são publicados no site do Tribunal;
n) Maior democratização na construção da árvore de tomada de decisão ao gestpr da conciliação;
o) Maior dinamismo no desenvolvimento da Política Judiciária de Tratamento Adequado de Conflitos (Res. 125/2010, CNJ e Res. 174/2016, CSJT);
p) Plena replicabilidade do projeto em todos os tribunais do país;
q) Plena replicabilidade do projeto em mecanismos de controle de mediação extrajudicial, inclusive, se for o caso;
r) Maior otimização da participação pública;
s) Criação da base de dados históricos com relação a opinião pública (usuários da Política Judiciária de Tratamento Adequado de Conflitos);
t) Criação de inclusão de novos elementos no Relatório Justiça em Números do CNJ;
u) Efetividade da humanização dos tratamentos adequados de conflitos;
v) Interligação da população ao Poder Judiciário Judiciário de forma eficiente.
Palavras-chave
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Problemas-chave
Qualidade dos serviços prestados no sistema de justiça
Necessidade de medir e garantir a qualidade dos serviços prestados -
Soluções-chave
Implementação de mecanismos para avaliação e melhoria da qualidade
Desenvolvimento e adoção de mecanismos abrangentes para avaliar e melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados no sistema de justiça -
Barreiras
Engajamento insuficiente da comunidade
Dificuldade em mobilizar e envolver a comunidade nas iniciativas desse acesso, devido a baixa conscientização sobre a importância do acesso à justiça, desconfiança no sistema jurídico, ou percepção de que as iniciativas legais são irrelevantes ou inacessíveis -
Tecnologias
Gerenciamento de dados
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Parceiros
- NUPEMEC-JT2;
- CEJUSCs;
- Setor de Indicadores e Estatística;
- Setor de Tecnologia da informação (todos do TRTSP);
- Vice-presidência Administrativa do TRTSP.
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Downloads
Pesquisa-EletrA´nica-de-SatisfaA§Ao-em-ConciliaA§Ao-Plataforma-PESC.pdf
Ficha técnica
Data de início | 01/07/2020 |
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Tribunal associado à prática | Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) (SP / Grande São Paulo e Baixada Santista) |
Unidade/Seção da instituição | Nupemec-JT Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região |
Público-alvo | Sociedade em geral Jurisdicionados |
Escopo de atuação | Estadual |
Fonte de dados | CNJ |
Página de origem | https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/425 |