O Dia Internacional da Paz, celebrado em 21 de setembro, destaca o poder da solidariedade global na construção de um mundo mais pacífico e sustentável.
A celebração nunca foi tão vital. Vivemos em uma era de desafios sem precedentes, onde o ódio e a intolerância se espalham, a violência se enraíza e o extremismo tenta manipular mentes vulneráveis e jovens. Em regiões mais pobres e menos desenvolvidas, desastres naturais ligados ao clima aumentam a fragilidade, impulsionando a migração forçada e elevando os riscos de conflitos.

As barreiras para a paz são complexas e exigem ação conjunta. Nenhum país pode superá-las sozinho, tornando essencial novas formas de colaboração e ação imediata.
Estabelecido pela ONU em 1981 e oficializado em 2002 para ser celebrado anualmente em 21 de setembro, o Dia da Paz nos convida a refletir e agir. O objetivo é sensibilizar as pessoas para a necessidade da paz mundial e promover ações que ajudem a acabar com os conflitos, incentivando cada indivíduo a contribuir para a paz.
Depois de refletir sobre tudo isso, a pergunta que fica é: O que você, no seu dia a dia, pode fazer para plantar uma semente de paz no mundo?
Texto | Produção | Autoria:
Conteúdo elaborado para: ObservAJUS – Observatório de Acesso à Justiça
Palavras-chave:
