Prática de acesso à Justiça

ChatBot UMF

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

O CHATBOT da UMF, é um projeto pioneiro dentro do sistema carcerário, mais que um simples bot, é um ferramenta de integração ao sistema, possui o atendimento humanizado com tratamento de dados pelos servidores, com cessão de um PDF logotipado com os dados do atendimento em automático ao final do cadastro, possibilita ainda o usuário com conexões baixíssimas conseguir o atendimento, voltado para o cliente final, dado exequibilidade a LEP através da promoção da dignidade da pessoa humana e celeridade no atendimento das demanda urgentes do preso.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    Acesso adequado a justiça pelo preso e pelas pessoas que compõem o sistema carcerário é um problema histórico, de fato o preso no período de pandemia teve agravada esta problemática, pensando em facilitar o acesso a justiça resolvemos transportar para uma plataforma móvel esse acesso a justiça dai surge o Chatbot UMF (via telegram/pela segurança de dados), o que oferece um leque de opções no atendimento a saúde, jurídico, denuncias e reclamações, infância e juventude, inspeções e conselho da comunidade.

    Metodologia
    • O Chatbot é trabalhado em 3 eixos: 1) Solicitante de Dados 2) Dados da Fiscalização e 3) Anexos (imagens, Documentos e etc). O Telegram foi a plataforma escolhida pelo TJMA para implementação do Chatbot, tendo em vista ser uma ferramenta já regulamentada junto à instituição, facilitando o processo de construção e garantindo a solidez a longo prazo do projeto;
    • Qualquer cidadão pode usar o sistema para fornecer denúncias, obter informações, regularizar a situação processual.
    Resultados

    Realizamos a proposta de implantação em julho de 2020 e tivemos o caso de sucesso de em 111 dias de projeto, estar com o sistema no ar, entregue e rodando. Realizamos uma campanha de divulgação maciça nas unidades prisionais de todo estado, com outdoors, divulgação em sites e meios públicos a toda população, seguimos o plano de mídia criado pelo projetista que vos escreve a risca e houve um bom atendimento, com qualidade na resposta.

  • Problemas-chave

    Dificuldade no acesso a informações jurídicas
    Escassez de fontes de informação jurídica facilmente acessíveis e compreensíveis para o público em geral

  • Soluções-chave

    Modernização do sistema judicial
    Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunais

    Ampliação do acesso a informações jurídicas
    Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativo

  • Barreiras

    Escassez de pessoal
    Insuficiência de profissionais para atender às demandas do sistema jurídico, incluindo a falta de juízes e advogados e de funcionários de apoio administrativo e técnico

    Resistência por parte dos funcionários
    Resistência por parte dos operadores do sistema jurídico: relutância ou oposição de operadores do sistema jurídico em adotar novas práticas, procedimentos ou tecnologias. Pode ser motivada por desconforto com a mudança, falta de compreensão dos benefícios das novas abordagens, ou uma preferência por métodos tradicionais

  • Tecnologias

    Acesso à Internet e Dispositivos Móveis

  • Downloads

    CHATBOT-UMF.pdf

Ficha técnica

Data de início 01/11/2020
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA)
Público-alvo Jurisdicionados
Sociedade em geral
Voltada aos grupos Pessoas privadas de liberdade
Escopo de atuação Estadual
Fonte de dados Prêmio Innovare
Página de origem https://www.premioinnovare.com.br/pratica/chatbot-umf/1279