Visão geral
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Resumo
Objetivos
Acesso adequado a justiça pelo preso e pelas pessoas que compõem o sistema carcerário é um problema histórico, de fato o preso no período de pandemia teve agravada esta problemática, pensando em facilitar o acesso a justiça resolvemos transportar para uma plataforma móvel esse acesso a justiça dai surge o Chatbot UMF (via telegram/pela segurança de dados), o que oferece um leque de opções no atendimento a saúde, jurídico, denuncias e reclamações, infância e juventude, inspeções e conselho da comunidade.
Metodologia
- O Chatbot é trabalhado em 3 eixos: 1) Solicitante de Dados 2) Dados da Fiscalização e 3) Anexos (imagens, Documentos e etc). O Telegram foi a plataforma escolhida pelo TJMA para implementação do Chatbot, tendo em vista ser uma ferramenta já regulamentada junto à instituição, facilitando o processo de construção e garantindo a solidez a longo prazo do projeto;
- Qualquer cidadão pode usar o sistema para fornecer denúncias, obter informações, regularizar a situação processual.
Resultados
Realizamos a proposta de implantação em julho de 2020 e tivemos o caso de sucesso de em 111 dias de projeto, estar com o sistema no ar, entregue e rodando. Realizamos uma campanha de divulgação maciça nas unidades prisionais de todo estado, com outdoors, divulgação em sites e meios públicos a toda população, seguimos o plano de mídia criado pelo projetista que vos escreve a risca e houve um bom atendimento, com qualidade na resposta.
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Problemas-chave
Dificuldade no acesso a informações jurídicas
Escassez de fontes de informação jurídica facilmente acessíveis e compreensíveis para o público em geral -
Soluções-chave
Modernização do sistema judicial
Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunaisAmpliação do acesso a informações jurídicas
Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativo -
Barreiras
Escassez de pessoal
Insuficiência de profissionais para atender às demandas do sistema jurídico, incluindo a falta de juízes e advogados e de funcionários de apoio administrativo e técnicoResistência por parte dos funcionários
Resistência por parte dos operadores do sistema jurídico: relutância ou oposição de operadores do sistema jurídico em adotar novas práticas, procedimentos ou tecnologias. Pode ser motivada por desconforto com a mudança, falta de compreensão dos benefícios das novas abordagens, ou uma preferência por métodos tradicionais -
Tecnologias
Acesso à Internet e Dispositivos Móveis
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Ficha técnica
Data de início | 01/11/2020 |
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Tribunal associado à prática | Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) |
Público-alvo | Jurisdicionados Sociedade em geral |
Voltada aos grupos |
Pessoas privadas de liberdade |
Escopo de atuação | Estadual |
Fonte de dados | Prêmio Innovare |
Página de origem | https://www.premioinnovare.com.br/pratica/chatbot-umf/1279 |