Prática de acesso à Justiça

Mediação Virtual com Idosos em Situação de Risco

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

A CJI surgiu em 2007, de um convênio firmado entre o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT e a Defensoria Pública do Distrito Federal – DPDF, para proporcionar, no âmbito do Poder Judiciário, um serviço interdisciplinar e otimizado destinado à pessoa idosa do Distrito Federal que tenha seus direitos ameaçados ou violados e que necessite de orientação e atendimento na esfera da Justiça. A partir de 2014, a CJI ampliou os seus serviços, disponibilizando a mediação como método para resolução de conflitos envolvendo a pessoa idosa. Nas sessões de mediação, abre-se espaço para as reflexões sobre como o envelhecimento é visto pelo próprio idoso, sobre a preservação da sua autonomia na tomada de decisões, seu interesse e condições para a realização dos cuidados consigo mesmo. As reflexões trazidas com a mediação também visam equilibrar a convivência familiar, diminuindo os abusos e distensionando um ambiente propício para a prática delitiva. A atenção multidisciplinar para idosos em situação de risco é uma expressão vibrante do acesso à Justiça.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos
    • Proporcionar, no âmbito do Poder Judiciário, um serviço interdisciplinar e otimizado destinado à pessoa idosa do Distrito Federal que tenha seus direitos ameaçados ou violados e que necessite de orientação e atendimento na esfera da Justiça;
    • As reflexões trazidas com a mediação também visam equilibrar a convivência familiar, diminuindo os abusos e distensionando um ambiente propício para a prática delitiva.
    Metodologia
    • Desde 2014 as mediações são incentivadas no âmbito da Central Judicial do Idoso, como política pública. Com a pandemia, todavia, essa importante ferramenta de diálogo e autocomposição deixou de ser disponibilizada presencialmente, sendo necessária a rápida adaptação dos nossos atendimentos para proteção de idosos em situação de risco;
    • Assim, promovemos algumas reuniões com a equipe para definição de uma estratégia de humanização, para promoção de uma aproximação inicial por meio de pré-mediação, até que os envolvimentos estivessem em condições de mediar;
    • Dessa forma, em um curto espaço de tempo, a CJI ampliou seu atendimento por diversos meios de acesso (balcão virtual, email, telefone, whatsapp web) e implementou a mediação virtual, atendendo os envolvidos de forma humanizada e proporcionando um ambiente favorável para a solução autocompositiva dos conflitos apresentados.
    Resultados
    • Para se ter uma ideia em relação à ampliação dos atendimentos, exclusivamente na CJI foram realizados 5.716 atendimentos em 2019; 10.922 em 2020 e 17.547 em 2021;
    • Dessa forma, em um curto espaço de tempo, a CJI ampliou seu atendimento por diversos meios de acesso (balcão virtual, email, telefone, whatsapp web) e implementou a mediação virtual, atendendo os envolvidos de forma humanizada e proporcionando um ambiente favorável para a solução autocompositiva dos conflitos apresentados;
    • Com a consolidação da prática, os números de famílias mediadas aumentou sensivelmente.
    • Ampliou os seus serviços, disponibilizando a mediação como método para resolução de conflitos envolvendo a pessoa idosa.
  • Problemas-chave

    Dificuldade no acesso a informações jurídicas
    Escassez de fontes de informação jurídica facilmente acessíveis e compreensíveis para o público em geral

    Dificuldades de atendimento ao público
    Problemas relacionados à prestação de serviços ao público, agravados por circunstâncias extraordinárias como o período pandêmico

  • Soluções-chave

    Modernização do sistema judicial
    Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunais

    Promoção de alternativas de resolução de conflitos
    Fomento de métodos alternativos de resolução de conflitos, como arbitragem, conciliação e negociação, como formas mais rápidas e menos onerosas de resolver disputas

  • Barreiras

    Limitações de infraestrutura
    Deficiências nas estruturas físicas e tecnológicas necessárias para um sistema jurídico eficiente. Inclui instalações judiciais inadequadas, equipamentos e sistemas de TI obsoletos e ausência de recursos digitais apropriados

    Dificuldades na adoção de tecnologias pelos usuários
    Usuários do sistema judiciário que enfrentam dificuldades para adotar novas tecnologias devido à falta de familiaridade com as ferramentas digitais, limitações de acesso à internet, insuficiência de suporte técnico ou resistência à mudança.

  • Tecnologias

    Acesso à Internet e Dispositivos Móveis

    Tecnologia de comunicação

  • Downloads

    361.-MEDIACAO-VIRTUAL-COM-IDOSOS-EM-SITUACAO-DE-RISCO.pdf

Ficha técnica

Data de início 07/2020
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)
Público-alvo Jurisdicionados
Voltada aos grupos Idosos
Escopo de atuação Estadual
Fonte de dados Prêmio Innovare
Página de origem https://www.premioinnovare.com.br/pratica/media%C3%A7%C3%A3o-virtual-com-idosos-em-situa%C3%A7%C3%A3o-de-risco/10518