Visão geral
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Resumo
Objetivos
Dar acesso online às pessoas à conciliação e mediação durante o período de pandemia e também facilitar o acesso à justiça, serviço que permanece e tornou-se perene.
Metodologia
O cidadão ou a pessoa jurídica podem fazer seu pedido de conciliação ou mediação pré-processual sem sair de casa, com todo o atendimento virtual, tais como o pedido de conciliação ou mediação, as sessões e a homologação de eventual entendimento.
Resultados
No primeiro ano de funcionamento (set/20 a set/21), o serviço prestou 707 atendimentos no RS.
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Problemas-chave
Falta de instrumentos para resolução de conflitos alternativos
Ausência de ferramentas e mecanismos adequados para facilitar métodos alternativos de resolução de conflitos, como a conciliação e mediação -
Soluções-chave
Modernização do sistema judicial
Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunaisPromoção de alternativas de resolução de conflitos
Fomento de métodos alternativos de resolução de conflitos, como arbitragem, conciliação e negociação, como formas mais rápidas e menos onerosas de resolver disputas -
Barreiras
Desafios na formação e capacitação de profissionais
Dificuldades em treinar e capacitar adequadamente profissionais do direito e funcionários públicos para adotarem novas práticas e abordagens -
Tecnologias
Sistemas de gestão online
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Ficha técnica
Data de início | 01/09/2020 |
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Tribunal associado à prática | Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) |
Público-alvo | Sociedade em geral |
Escopo de atuação | Estadual |
Fonte de dados | Prêmio Innovare |
Página de origem | https://www.premioinnovare.com.br/pratica/cejusc-do-cidad%C3%A3o-on-line-a-justi%C3%A7a-em-suas-m%C3%A3os/11836 |