Visão geral
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Resumo
Objetivos
- Desenvolvida para viabilizar o atendimento, de modo fácil e seguro, de solicitações relacionadas aos direitos dos titulares de dados pessoais junto ao TJSC, em conformidade com a LGPD, ampliando os canais para atendimento dos cidadãos e a interação com a Encarregada pelo Tratamento de Dados Pessoais do Poder Judiciário Catarinense;
- A solução proporciona, ainda, a disseminação de informações sobre a LGPD aos cidadãos, disponibilizando, em formato simples e acessível, conceitos, direitos e obrigações instituídos pela Lei;
- Já o módulo administrativo otimiza a gestão do trabalho desenvolvido pela Encarregada, sistematizando a recepção e o encaminhamento das solicitações dos titulares de dados pessoais.
Metodologia
O acesso aos serviços do LGPDjus é baseado em níveis de segurança, conforme perfil do usuário e criticidade do serviço que está sendo acionado. Qualquer cidadão que instalar o aplicativo tem acesso livre sobre conceitos instituídos pela LGPD e sobre os direitos dos titulares, além de canais para dirimir dúvidas e se informar sobre a conformidade do TJSC à Lei. O usuário que desejar a confirmação do TJSC para o tratamento de seus dados pessoais deverá fazer um cadastro no aplicativo, fornecendo nome, CPF, um identificador de acesso e uma senha, e obtendo uma assinatura simples para solicitação do respectivo serviço. Já para utilizar serviços de maior criticidade, como solicitar informações detalhadas sobre o tratamento de seus dados pessoais, requerer a alteração ou a exclusão desses dados, será necessário que o usuário utilize uma assinatura avançada, criada a partir do envio de imagens de CPF ou RG e uma foto sua, segurando o documento escolhido. A validação do usuário é efetuada pelo TJSC a partir de análise cadastral em bancos de dados próprios e identificação facial. Todos os documentos ou transações são assinados eletronicamente pelo LGPDjus, com registro em blockchain.
Resultados
- O LGPDjus já registrou quase mil downloads e conta, atualmente, com 261 usuários cadastrados: 55 destes dispondo de assinatura avançada e 206 apenas com assinatura simples;
- A efetividade da solução fica evidenciada pelo total de 298 solicitações efetuadas por titulares de dados pessoais no aplicativo, até o momento, distribuídas entre 84 solicitações de validação de conta, 207 consultas de confirmação de tratamento de dados pessoais, 4 solicitações de alteração e 3 solicitações de exclusão de dados pessoais;
- No mesmo sentido, registra-se que o tempo médio para encerramento de solicitações com resposta ao titular de dados pessoais é de 11,8 dias, respeitando o prazo de 15 dias estabelecido pela LGPD para o fornecimento de declaração completa;
- Até o momento, não foram verificadas intercorrências relacionadas ao uso do aplicativo e o LGPDjus possui avaliação 5 estrelas por parte dos usuários, no portal de downloads da Play Store e da Apple Store;
- A utilização de uma plataforma para smartphones, com a utilização de uma interface simples e intuitiva, além do emprego de tecnologias que exigem poucos recursos para operar, sem a exigência de aplicação de um certificado digital pessoal, favorece a inclusão digital e permite o acesso pela população em geral aos serviços relacionados aos direitos dos titulares de dados pessoais
disponibilizados pelo TJSC, tornando o LGPDjus uma ferramenta para o exercício da cidadania.
Palavras-chave
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Problemas-chave
Baixa conscientização sobre direitos
Desconhecimento do público em geral sobre seus direitos legais e sobre benefícios, oportunidades e recursos disponíveis, o que pode dificultar a busca por assistência jurídica quando necessário -
Soluções-chave
Ampliação do acesso a informações jurídicas
Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativo -
Barreiras
Limitações de infraestrutura
Deficiências nas estruturas físicas e tecnológicas necessárias para um sistema jurídico eficiente. Inclui instalações judiciais inadequadas, equipamentos e sistemas de TI obsoletos e ausência de recursos digitais apropriados -
Tecnologias
Gerenciamento de dados
Acesso à Internet e Dispositivos Móveis
Sistemas de gestão online
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Parceiros
- Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS);
- Laboratório de Inovação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMBLab).
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Financiamento
Os custos de desenvolvimento e implantação da solução foram totalmente absorvidos pelo ITS.
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Downloads
LGPDjus-Um-aplicativo-para-atendimento-eficiente-aos-titulares-de-dados-pessoais.pdf
Ficha técnica
Data de início | 02/04/2021 |
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Tribunal associado à prática | Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) |
Unidade/Seção da instituição | Tribunal de Justiça de Santa Catarina |
Público-alvo | Sociedade em geral |
Escopo de atuação | Estadual |
Fonte de dados | CNJ |
Página de origem | https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/579 |