Visão geral
-
Resumo
Objetivos
O Balcão Virtual da Presidência e Vice-Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi criado com a finalidade de oferecer suporte à realização de audiências, em ambiente virtual, pela Presidência e Vice-Presidência, visando encurtar a distância entre o jurisdicionado e a cúpula do Tribunal.
Metodologia
De acordo com a sistemática implantada, para que a audiência seja realizada, basta que o interessado envie e-mail, para a Presidência ou Vice-Presidência, solicitado um horário de atendimento. Na maior parte dos casos, o agendamento é feito para o dia subsequente ou para o mesmo dia, em caso de medidas urgentes como o habeas corpus. Ao clicar no link disponibilizado no e-mail de confirmação do agendamento, o advogado preenche formulário com seus dados. Logo depois, ingressa no Balcão Virtual, onde assiste a um breve vídeo explicativo e, em poucos minutos, é acolhido de forma individual por um consultor. Esse colaborador fornece explicações sobre como se dará o atendimento, realiza ajustes técnicos de som, vídeo e conexão, bem como promove a inclusão de dados essenciais para o atendimento na descrição da tela, como número do processo, nome e cargo do solicitante. Em seguida, o advogado, membro do Ministério Público ou interessado é direcionado para uma sala de espera virtual individual, onde aguarda pela audiência. Na hora marcada para o atendimento, ele é transferido para a sala virtual da Presidência, onde a magistrada o aguarda, ou é encaminhado para a sala virtual da Vice-Presidência, onde um magistrado o espera. Toda a organização referente ao comparecimento, atraso ou substituição dos advogados agendados é feita pela equipe do Balcão Virtual, estrutura que atualmente de subdivide em três módulos: Balcão Virtual geral, Balcão Virtual da Presidência e Balcão Virtual da VicePresidência.
Resultados
- No âmbito da Presidência, de 1º setembro de 2022 a abril de 2023, foram realizadas 1.017 audiências virtuais. No Balcão Virtual da Vice-Presidência, que entrou em operação em 20 de outubro de 2022, foram feitos 135 atendimentos até o fim do mês de abril. Somados, os atendimentos totalizam 1.152.
- A fórmula inovadora se mostrou extremamente adequada aos magistrados, que ganham com a otimização da gestão do tempo, pois dedicam-se tão somente e integralmente à demanda trazida pelo solicitante, e ganham, ainda, em produtividade, na medida em que a metodologia possibilita o atendimento de um maior número de pessoas por dia. E, também, em especial, aos advogados, que ganham com o acesso virtual facilitado à Presidência e VicePresidência. Ainda, pessoas com deficiência encontram acessibilidade nesta iniciativa que, desde o fim de abril de 2023, passou a dispor de legendas em tempo real, intérprete de Libras e audiodescrição dos sistemas, possibilitando uma experiência mais autônoma por meio de tecnologias assistivas.
-
Problemas-chave
Morosidade processual
Lentidão na tramitação de processos judiciais, resultando em atrasos prolongados para a resolução de casos e sobrecarga nos tribunais. As causas desse problema são muitas, entre elas, procedimentos burocráticos ineficientes e a falta de recursos adequados -
Soluções-chave
Modernização do sistema judicial
Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunaisAmpliação do acesso a informações jurídicas
Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativo -
Barreiras
Escassez de pessoal
Insuficiência de profissionais para atender às demandas do sistema jurídico, incluindo a falta de juízes e advogados e de funcionários de apoio administrativo e técnicoLimitações de infraestrutura
Deficiências nas estruturas físicas e tecnológicas necessárias para um sistema jurídico eficiente. Inclui instalações judiciais inadequadas, equipamentos e sistemas de TI obsoletos e ausência de recursos digitais apropriados -
Atos normativos
- Resolução 372 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
-
Tecnologias
Tecnologia de comunicação
-
Downloads
Ficha técnica
Data de início | 01/09/2022 |
---|---|
Tribunal associado à prática | Superior Tribunal de Justiça (STJ) |
Público-alvo | Operadores do direito Jurisdicionados Sociedade em geral |
Voltada aos grupos |
Pessoas com deficiência |
Escopo de atuação | Nacional |
Fonte de dados | Prêmio Innovare |
Página de origem | https://www.premioinnovare.com.br/pratica/balc%C3%A3o-virtual-da-presid%C3%AAncia-e-vice-presid%C3%AAncia/11276 |