Prática de acesso à Justiça

A Dignidade da Pessoa Humana nas Audiências de Custódia do TJMT

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

Psicólogos e Assistentes Sociais juntos auxiliarem ao Juízo, antes e depois das Audiências de Custódia, obtendo informações sobre o contexto sócio econômico e familiar da pessoa que foi flagrada em suposto ato ilícito, para que seja possível aplicar a medida mais eficaz, a celeridade processual, promovendo a visão sistêmica, o cumprimento das medidas, a “REInclusão Social”, a pacificação do conflito, a diminuição da reincidência e criação de Políticas Públicas.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    O respeito à Dignidade do custodiado por meio do tratamento sem julgamento diante do flagrante, oferece oportunidade do custodiado falar e ser ouvido pelo Juízo e auxiliares Psicólogos e Assistentes Sociais, para uma melhor compreensão do delito e de suas correlações com a pessoa custodiado.

    Metodologia
    1. Processo seletivo de Credenciamento;
    2. Treinamentos com o CNJ, conhecimento do Fórum, dos magistrados, da estrutura e funcionamento das audiências de custódia, da equipe pré-custódia e da Rede de Proteção da Saúde e Assistência Social, abrigos, Ong’s;
    3. Criação de formulários para atendimento e tabulação;
    4. Divulgação dos serviços tanto dentro do Fórum, quanto na sociedade;
    5. Levantamento de necessidades de treinamentos, de aquisição de Bens para instalação de espaço para atendimento das Equipes;
    6. Criação de Plano de Trabalho;
    7. Estudo do fluxo da Saúde.
    Resultados
    1. Satisfação do custodiado pelo tratamento recebido no Fórum;
    2. Celeridade do processo;
    3. Eficiência processual;
    4. Respeito à Dignidade da Pessoa Humana;
    5. Visão sistêmica do custodiado;
    6. Oportunidade de dialogar o Direito, a Psicologia e o Serviço Social a fim de construir uma sentença;
    7. Identificar torturas;
    8. Promover a pacificação por meios consensuais de Resolução de Conflitos;
    9. Diminuir o encarceramento;
    10. Evitar a reincidência.
  • Problemas-chave

    Fragilidades na prestação e monitoramento de serviços de justiça
    Deficiências na prestação e monitoramento de diversos serviços de justiça, incluindo medidas socioeducativas, programas de reabilitação, assistência legal e outros serviços relacionados

  • Soluções-chave

    Incentivo à colaboração interdisciplinar para soluções jurídicas
    Colaboração entre profissionais de diferentes áreas (jurídica, tecnológica, social, entre outras)

  • Barreiras

    Limitações de infraestrutura
    Deficiências nas estruturas físicas e tecnológicas necessárias para um sistema jurídico eficiente. Inclui instalações judiciais inadequadas, equipamentos e sistemas de TI obsoletos e ausência de recursos digitais apropriados

    Desafios na implementação sem referências anteriores
    Ausência de implementação prévia em outros tribunais e desafios associados ao desenvolvimento de know-how. Essa barreira inclui a dificuldade de introduzir novas práticas sem referências ou exemplos anteriores, enfrentando resistência à mudança, falta de experiência e necessidade de capacitação específica.

  • Atos normativos

    • Res. 213/2015 do CNJ.
  • Tecnologias

    Não se aplica

  • Downloads

    A-Dignidade-da-Pessoa-Humana-nas-Audiencias-de-Custodia-do-TJMT.pdf

Ficha técnica

Data de início 11/2019
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT)
Unidade/Seção da instituição Fórum de Cuiabá/MT
Público-alvo Jurisdicionados
Escopo de atuação Municipal
Fonte de dados Prêmio Innovare
Página de origem https://www.premioinnovare.com.br/pratica/a-dignidade-da-pessoa-humana-nas-audi%C3%AAncias-de-cust%C3%B3dia-do-tjmt/4381