Prática de acesso à Justiça

Carta de Mulheres

Para ajudar mulheres que estão em situação de violência ou pessoas que conhecem mulheres que estão em situação de violência, que precisam de informações e orientações antes de tomar uma decisão, o TJSP lançou em 7/4/2020 o projeto “Carta de Mulheres”. A pessoa preenche formulário on-line www.tjsp.jus.br/cartademulheres. Uma equipe especializada responde com as orientações: são juízas e servidoras que atuam na Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de São Paulo (Comesp). Nas respostas, são informados: locais para atendimento; consequências e desdobramentos em caso de notificação à rede de enfrentamento; direitos assegurados; e aspectos da Lei Maria da Penha e legislação aplicável, com especificação, inclusive, acerca de medidas protetivas de urgência.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    O projeto é destinado a dar orientações e informações sobre direitos e serviços disponíveis para mulheres que passam por situação de violência ou pessoas que conheçam mulheres que passam por situação de violência.

     

    Metodologia

    A pessoa preenche formulário on-line www.tjsp.jus.br/cartademulheres. Uma equipe especializada responde com as orientações: são juízas e servidoras que atuam na Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de São Paulo (Comesp). Nas respostas, são informados: locais para atendimento; consequências e desdobramentos em caso de notificação à rede de enfrentamento; direitos assegurados; e aspectos da Lei Maria da Penha e legislação aplicável, com especificação, inclusive, acerca de medidas protetivas de urgência. As situações noticiadas são analisadas de forma qualificada e individualizada, levando em consideração a situação de cada mulher e o tipo de violência sofrida. No “Carta de Mulheres” o sigilo é garantido. É necessário fornecer endereço no formulário apenas para que a resposta possa indicar os locais corretos para buscar ajuda.

    Resultados

    Ao longo de um ano de existência do Carta de Mulheres, foram realizados mais de 1.679 pedidos de informação. – 1.106 cartas tinham como origem o Estado de São Paulo – 564 Capital e 542 interior e litoral, mas também foram recebidas demandas de outros estados e até de outros países – Dos tipos de violência relatos: 1.397 psicológica; 1.105 moral; 844 física; 415 patrimonial e 122 sexual (em algumas cartas foram relatados diversos tipos de violência) – 40% dos atos de violência foram praticados pelos ex-marido/ex-namorado e 38% pelo marido/namorado.

  • Problemas-chave

    Baixa conscientização sobre direitos
    Desconhecimento do público em geral sobre seus direitos legais e sobre benefícios, oportunidades e recursos disponíveis, o que pode dificultar a busca por assistência jurídica quando necessário

    Dificuldade no acesso a informações jurídicas
    Escassez de fontes de informação jurídica facilmente acessíveis e compreensíveis para o público em geral

  • Soluções-chave

    Simplificação de procedimentos legais
    Redução da complexidade dos processos judiciais e administrativos, implementando a digitalização e automação de processos, a criação de formulários padronizados para procedimentos comuns, e a revisão da legislação para torná-la mais clara e acessível

    Ampliação do acesso a informações jurídicas
    Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativo

    Simplificação da linguagem judírica
    Tornar a legislação, os documentos legais e os procedimentos judiciais mais compreensíveis para o público em geral, especialmente para aqueles sem formação jurídica

  • Barreiras

    Complexidade burocrática
    Obstáculos causados por processos administrativos complexos e demorados, que podem dificultar a implementação de novas iniciativas

    Desafios na formação e capacitação de profissionais
    Dificuldades em treinar e capacitar adequadamente profissionais do direito e funcionários públicos para adotarem novas práticas e abordagens

    Desafios de comunicação e divulgação
    Desafios de Comunicação e Divulgação: Problemas relacionados à eficácia na comunicação e divulgação de serviços jurídicos disponíveis ao público, especialmente para comunidades isoladas, marginalizadas ou aquelas que enfrentam alguma barreira linguística e de comunicação (indígenas, cegas, surdas etc.)

  • Tecnologias

    Acesso à Internet e Dispositivos Móveis

  • Parceiros

    As respostas levam em consideração todos os serviços disponíveis na rede de atendimento – instituições do sistema de Justiça, serviços ofertados pelo Poder Executivo, parcerias do TJSP, organizações não governamentais.

  • Downloads

    Carta-de-Mulheres.pdf

Ficha técnica

Data de início 07/04/2020
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP)
Unidade/Seção da instituição Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de São Paulo (Comesp)
Público-alvo Sociedade em geral
Voltada aos grupos Mulheres em algum contexto de vulnerabilidade (exemplos: mulheres indígenas, mulheres em situação de rua..)
Vítimas de violência doméstica
Escopo de atuação Estadual
Fonte de dados Prêmio Innovare
Página de origem https://www.premioinnovare.com.br/pratica/carta-de-mulheres/384