Prática de acesso à Justiça

MAIA – Atendimento Virtual

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

Maia utiliza a inteligência artificial para o atendimento virtual ao cidadão, automatizando tarefas repetitivas e executando as atividades na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um robô. O assistente virtual Maia – robô (chatbot) funciona inteiramente no sistema da telefonia, presta atendimento virtual pelo site do TRE-BA, pelo Telegram (@maiatrebot) e diretamente pelo Whatsapp (71 33737000), fruto de parceira firmada com a rede social mais utilizada no mundo, possibilitando que na palma da mão se tenha acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. Por meio de menu com opções aos cidadãos é prestado atendimento virtual.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos
    • Garantir o acesso à Justiça através do atendimento aos cidadãos de forma remota;
    • Ampliar o alcance da Justiça Eleitoral pro meio de redes sociais e assumir tarefas repetitivas realizadas pelos servidores, redirecionando a dedicação para a execução de tarefas mais complexas, diante da escassa força de trabalho nas zonas eleitorais.
    Metodologia
    • A implantação de Maia se deu juntamente com o NAVE – Núcleo de Atendimento ao Eleitor, o qual conta com atendentes humanos;
    • Maia, inicialmente, foi disponibilizada via site do TRE e no aplicativo telegram, em março de 2022 houve a integração com o whastapp que proporcionou maior alcance e sucesso à Maia;
    • Por meio de menu com opções aos cidadãos é prestado atendimento virtual em serviços relacionados com operações referentes ao cadastro eleitoral e título de eleitor; emissão de certidões; informações sobre mesários; justificativa de ausência às urnas; pagamento de multas eleitorais; endereço e telefone das as zonas eleitorais; denúncias, reclamações e elogios; protocolos de segurança – COVID-29; informações sobre Fake News;
    • Direcionamento ao atendimento pela Língua Brasileira de Sinais – Libras, via videoconferência com atendente humano;
    • Atendimento virtual realizado via chat do whatsapp de Maia, entre o atendente humano e o cidadão.
    Resultados

    Maia proporciona maior acesso à Justiça, com agilidade e disponibilidade em tempo integral, gerando comodidade aos cidadãos, reduzindo o atendimento presencial nas unidades judiciárias.

  • Problemas-chave

    Dificuldade no acesso a informações jurídicas
    Escassez de fontes de informação jurídica facilmente acessíveis e compreensíveis para o público em geral

  • Soluções-chave

    Modernização do sistema judicial
    Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunais

    Ampliação do acesso a informações jurídicas
    Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativo

  • Barreiras

    Limitações de infraestrutura
    Deficiências nas estruturas físicas e tecnológicas necessárias para um sistema jurídico eficiente. Inclui instalações judiciais inadequadas, equipamentos e sistemas de TI obsoletos e ausência de recursos digitais apropriados

  • Tecnologias

    Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial

  • Parceiros

    Termo de Cooperação entre o TRE-BA e o WhatsApp.

  • Downloads

    209.-MAIA-ATENDIMENTO-VIRTUAL.pdf

Ficha técnica

Data de início 08/2021
Tribunal associado à prática Tribunal Regional Eleitoral da Bahia
Público-alvo Sociedade em geral
Escopo de atuação Estadual
Fonte de dados Prêmio Innovare
Página de origem https://www.premioinnovare.com.br/pratica/maia---atendimento-virtual/10359