Visão geral
-
Resumo
Objetivos
- Garantir o acesso à Justiça através do atendimento aos cidadãos de forma remota;
- Ampliar o alcance da Justiça Eleitoral pro meio de redes sociais e assumir tarefas repetitivas realizadas pelos servidores, redirecionando a dedicação para a execução de tarefas mais complexas, diante da escassa força de trabalho nas zonas eleitorais.
Metodologia
- A implantação de Maia se deu juntamente com o NAVE – Núcleo de Atendimento ao Eleitor, o qual conta com atendentes humanos;
- Maia, inicialmente, foi disponibilizada via site do TRE e no aplicativo telegram, em março de 2022 houve a integração com o whastapp que proporcionou maior alcance e sucesso à Maia;
- Por meio de menu com opções aos cidadãos é prestado atendimento virtual em serviços relacionados com operações referentes ao cadastro eleitoral e título de eleitor; emissão de certidões; informações sobre mesários; justificativa de ausência às urnas; pagamento de multas eleitorais; endereço e telefone das as zonas eleitorais; denúncias, reclamações e elogios; protocolos de segurança – COVID-29; informações sobre Fake News;
- Direcionamento ao atendimento pela Língua Brasileira de Sinais – Libras, via videoconferência com atendente humano;
- Atendimento virtual realizado via chat do whatsapp de Maia, entre o atendente humano e o cidadão.
Resultados
Maia proporciona maior acesso à Justiça, com agilidade e disponibilidade em tempo integral, gerando comodidade aos cidadãos, reduzindo o atendimento presencial nas unidades judiciárias.
-
Problemas-chave
Dificuldade no acesso a informações jurídicas
Escassez de fontes de informação jurídica facilmente acessíveis e compreensíveis para o público em geral -
Soluções-chave
Modernização do sistema judicial
Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunaisAmpliação do acesso a informações jurídicas
Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativo -
Barreiras
Limitações de infraestrutura
Deficiências nas estruturas físicas e tecnológicas necessárias para um sistema jurídico eficiente. Inclui instalações judiciais inadequadas, equipamentos e sistemas de TI obsoletos e ausência de recursos digitais apropriados -
Tecnologias
Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial
-
Parceiros
Termo de Cooperação entre o TRE-BA e o WhatsApp.
-
Downloads
Ficha técnica
Data de início | 08/2021 |
---|---|
Tribunal associado à prática | Tribunal Regional Eleitoral da Bahia |
Público-alvo | Sociedade em geral |
Escopo de atuação | Estadual |
Fonte de dados | Prêmio Innovare |
Página de origem | https://www.premioinnovare.com.br/pratica/maia---atendimento-virtual/10359 |