Prática de acesso à Justiça

Central de Atendimento ao Público – CAP

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

Instituição da Central de Atendimento ao Público – CAP em local de fácil acesso na entrada do Foro, com as seguintes atribuições: validação de advogados cadastrados sem certificado digital; consulta e informação de processos eletrônicos; auxílio aos advogados para a prática de atos processuais; juntada de mídia de áudio e vídeo. A CAP realiza todo o atendimento exclusivamente dos processos eletrônicos esclarecendo dúvidas e auxiliando sobre o sistema eproc, e-Themis e SEEU.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    A centralização do atendimento presencial em local único e de fácil acesso teve por objetivo racionalizar a prestação do serviço e melhorar o atendimento dos operadores do direito e jurisdicionados, com equipamentos de informática (computadores e scanners) destinados ao uso do público externo.

    Metodologia

    A centralização do atendimento presencial em local único e de fácil acesso tem por objetivo racionalizar a prestação do serviço e melhorar o atendimento dos operadores do direito e jurisdicionados, com equipamentos de informática destinados ao uso do público externo. Sendo composta por servidores e estagiários vocacionados para o atendimento ao público e treinados para prestar um serviço de excelência. Foram disponibilizadas entrevistas com os servidores de cada comarca para melhor análise pela Direção de Pessoas acerca do perfil vocacional dos servidores. Restaram expedidas Resoluções pelo Conselho da Magistratura esclarecendo as diretrizes do projeto. Sempre foi realizada conversa prévia com os Magistrados das comarcas nas quais seriam criadas as CAPs para melhor compreensão acerca do projeto, bem como dos benefícios da sua implementação. CGJ realiza um acompanhamento constante em cada comarca. COMAG aprovou a proposta da CGJ de expansão das CAPs para o interior do Estado em comarcas de entrância intermediária com maior média anual de ingresso de processos, dotadas de três ou quatro Varas Cíveis.

    Resultados
    • Diante do sucesso do projeto da CAP de Porto Alegre, que atingiu níveis de satisfação reiteradamente superiores a 96%, houve expansão para o interior do Estado, ao longo do ano de 2019, para as nove comarcas com maior média anual de ingresso processual;
    • No Relatório das Atividades realizado do mês de julho de 2019 (do período de 12 de abril de 2019 a 05 de agosto de 2019), em relação ao tempo de espera, registrou-se uma satisfação de 96%. No que tange à cortesia dos atendentes, o percentual de satisfação atingiu 96,5%;
    • A mesma pesquisa foi repetida mensalmente e sempre obteve o mesmo nível de índice de satisfação. Quanto ao atendimento ao balcão, da análise do levantamento realizado junto às Varas de Família do Foro Central em 2019, percebeu-se significativa redução em comparação ao ano de 2018 no percentual de 68,47%.
    Palavras-chave
  • Problemas-chave

    Dificuldade no acesso a informações jurídicas
    Escassez de fontes de informação jurídica facilmente acessíveis e compreensíveis para o público em geral

    Dificuldades de atendimento ao público
    Problemas relacionados à prestação de serviços ao público, agravados por circunstâncias extraordinárias como o período pandêmico

  • Soluções-chave

    Modernização do sistema judicial
    Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunais

    Simplificação de procedimentos legais
    Redução da complexidade dos processos judiciais e administrativos, implementando a digitalização e automação de processos, a criação de formulários padronizados para procedimentos comuns, e a revisão da legislação para torná-la mais clara e acessível

  • Barreiras

    Escassez de pessoal
    Insuficiência de profissionais para atender às demandas do sistema jurídico, incluindo a falta de juízes e advogados e de funcionários de apoio administrativo e técnico

    Limitações de infraestrutura
    Deficiências nas estruturas físicas e tecnológicas necessárias para um sistema jurídico eficiente. Inclui instalações judiciais inadequadas, equipamentos e sistemas de TI obsoletos e ausência de recursos digitais apropriados

  • Atos normativos

    Resoluções do Conselho da Magistratura do TJRS:

    • Resolução nº 1228/2018-COMAG;
    • Resolução Nº 1264/2019-COMAG;
    • Resolução Nº 1282/2019-COMAG.
  • Tecnologias

    Infraestrutura de tecnologia

  • Downloads

    Central-de-Atendimento-ao-Publico-CAP.pdf

Ficha técnica

Data de início 19/11/2018
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS)
Público-alvo Operadores do direito
Jurisdicionados
Sociedade em geral
Escopo de atuação Estadual
Fonte de dados CNJ
Página de origem https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/194