Visão geral
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Resumo
Objetivos
Solicitamos ao DTIC do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná a criação de um QR CODE específico para guiar o jurisdicionado ao formulário da Ouvidoria. Deste modo facilitamos o acesso do usuário aos serviços da Ouvidoria em todo o Estado do Paraná, com um custo baixo para a instituição já que não é necessário a instalação de totens com equipamentos em cada Comarca.
Metodologia
Para acessar o QR Code, o interessado deve capturar com seu dispositivo móvel, conectado à internet, o código existente nos documentos de divulgação das ações da Ouvidoria-Geral, por meio de aplicativo específico disponível gratuitamente em lojas virtuais. Por meio de um aplicativo próprio para leitura do código ou da câmera do celular (a depender do aparelho) o QR Code direciona os cidadãos ao formulário eletrônico que está na página da Ouvidoria. Assim que o usuário fizer a sua manifestação ela será encaminhado à equipe da Ouvidoria para análise. Foram confeccionados dezenas cartazes com a impressão do QR CODE para serem afixados nas unidades jurisdicionais. Solicitamos recentemente aos técnicos do DTIC que criassem uma ferramenta para que possamos mensurar quantos manifestantes se utilizaram do acesso via QR CODE para verificar a necessidade de uma maior divulgação.
Resultados
Aumento de acessos junto à ouvidoria do TJPR.
Palavras-chave
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Problemas-chave
Dificuldade no acesso a informações jurídicas
Escassez de fontes de informação jurídica facilmente acessíveis e compreensíveis para o público em geral -
Soluções-chave
Ampliação do acesso a informações jurídicas
Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativo -
Barreiras
Dificuldade de gestão e monitoramento
Problemas relacionados à gestão e ao monitoramento eficaz das práticas de acesso à justiça. A ausência de sistemas e metodologias adequadas para acompanhar e avaliar o andamento e os resultados das iniciativas -
Tecnologias
Não se aplica
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Parceiros
Departamento de Tecnologia e Informação do TJPR
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Ficha técnica
Data de início | 01/03/2019 |
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Tribunal associado à prática | Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) |
Unidade/Seção da instituição | Ouvidoria Geral |
Público-alvo | Jurisdicionados |
Escopo de atuação | Estadual |
Fonte de dados | CNJ |
Página de origem | https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/225 |