Prática de acesso à Justiça

Conciliação em Domicílio

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

A “Conciliação em Domicílio” consiste na possibilidade de o Oficial de Justiça atuar como parceiro da conciliação quando do cumprimento dos mandados judiciais, permitindo às partes firmarem acordo sem a necessidade de se deslocarem até o fórum. Destaca-se que, conforme prevê o art. 154 do CPC/15, o Oficial de Justiça tem como uma de suas atribuições “certificar, em mandado, proposta de autocomposição apresentada por qualquer das partes, na ocasião de realização de ato de comunicação que lhe couber”, não havendo, portanto, empecilho legal para a implementação da medida. Assim, havendo interesse da parte, o Oficial colhe a proposta de autocomposição e, em seguida, certifica a proposição recebida. Posteriormente, sem a necessidade de que o Mandado retorne à Secretaria, o Oficial entra em contato com a parte contrária, ou com o seu advogado, para intimá-los da proposta formulada, conforme prevê o parágrafo único do supracitado artigo 154, e certifica a aceitação ou recusa.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    Buscar meios mais céleres para atender os jurisdicionados residentes ou domiciliados em zonas rurais e/ou de difícil acesso. Buscar maneiras de estimular a celebração de acordos.

    Metodologia

    O Oficial de Justiça atua como parceiro da conciliação quando do cumprimento dos mandados judiciais, permitindo às partes firmarem acordo sem a necessidade de se deslocarem até o fórum. Assim, havendo interesse da parte, o Oficial colhe a proposta de autocomposição e, em seguida, certifica a proposição recebida. Posteriormente, sem a necessidade de que o Mandado retorne à Secretaria, o Oficial entra em contato com a parte adversa, ou com o seu advogado, para intimá-los da proposta formulada, conforme prevê o parágrafo único do supracitado artigo 154, e certifica a aceitação ou recusa da proposta. Ressalta-se que, em caso de aceite da proposta, essa informação será repassada ao proponente e os autos serão remetidos para homologação do juiz competente. Nesse projeto, o Oficial de Justiça pode entrar em contato com as partes pessoalmente ou por meios de ferramentas digitais.

    Resultados

    O Projeto “Conciliação em Domicílio” foi premiado, em segundo lugar, na categoria “Inovação em solução consensual de conflitos”, do Prêmio Cultura da Paz 2021, concedido pela Comissão de Mediação e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro (OAB/RJ). – Número de acordos fechados e homologados desde o início da execução do projeto piloto, em janeiro de 2021, até março de 2022 = 71 (setenta e um).

    Palavras-chave
  • Problemas-chave

    Morosidade processual
    Lentidão na tramitação de processos judiciais, resultando em atrasos prolongados para a resolução de casos e sobrecarga nos tribunais. As causas desse problema são muitas, entre elas, procedimentos burocráticos ineficientes e a falta de recursos adequados

  • Soluções-chave

    Promoção de alternativas de resolução de conflitos
    Fomento de métodos alternativos de resolução de conflitos, como arbitragem, conciliação e negociação, como formas mais rápidas e menos onerosas de resolver disputas

  • Barreiras

    Resistência por parte dos funcionários
    Resistência por parte dos operadores do sistema jurídico: relutância ou oposição de operadores do sistema jurídico em adotar novas práticas, procedimentos ou tecnologias. Pode ser motivada por desconforto com a mudança, falta de compreensão dos benefícios das novas abordagens, ou uma preferência por métodos tradicionais

  • Atos normativos

    • Portaria Conjunta nº 1092/PR/2020 TJMG;
    • Portaria nº 7147/2020, do Diretor do foro de Governador Valadares.
    • Aviso nº 11 /2022 da CGJ do TJMG.
  • Prêmios

    O Projeto “Conciliação em Domicílio” foi premiado, em segundo lugar, na categoria ‘Inovação em solução consensual de conflitos’, do Prêmio Cultura da Paz 2021, concedido pela Comissão de Mediação e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro (OAB/RJ).

  • Tecnologias

    Tecnologia de comunicação

  • Downloads

    ConciliaA§Ao-em-DomicA­lio.pdf

Ficha técnica

Data de início 30/11/2020
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)
Unidade/Seção da instituição Assessoria de Gestão da Inovação - AGIN/Terceira Vice-Presidência
Público-alvo Jurisdicionados
Escopo de atuação Estadual
Fonte de dados CNJ
Página de origem https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/547