Prática de acesso à Justiça

Realização de Atendimentos e Atermações de Modo Inteiramente Virtual, por meio do Núcleo de Atendimento e Atermação Virtual – NAAV

Trata-se de uma pioneira e inovadora prática de atendimento virtual e centralizado, que permite, de forma não presencial, o ajuizamento de ações trabalhistas por reclamantes que não dispõe de advogado (jus postulandi). Foi criada uma unidade específica para coordenar os trabalhos, denominada Núcleo de Atendimento e Atermação Virtual (NAAV), que, de modo centralizado e virtual, disponibiliza canal de atendimento aos jurisdicionados, os quais podem obter informações sobre processos em andamento, bem como realizar atermações exercendo o jus postulandi. Esse novo canal de atendimento visa promover maior acesso dos jurisdicionados à Justiça do Trabalho para que possam ingressar com suas reclamatórias ou apresentar suas defesas, de forma facilitada e em ambiente virtual. O NAAV conta com canais próprios e exclusivos para o recebimento de ligações telefônicas, mensagens por aplicativo, formulários eletrônicos e e-mails. Para obter os serviços, o usuário precisa apenas de um telefone celular ou computador com acesso à internet.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    Esse novo canal de atendimento visa promover maior acesso dos jurisdicionados à Justiça do Trabalho para que possam ingressar com suas reclamatórias ou apresentar suas defesas, de forma facilitada e em ambiente virtual.

    Metodologia

    A implantação da prática se deu, inicialmente, com reuniões internas visando delinear o escopo de atuação da nova unidade, bem como criar uma minuta de norma que regulamentasse seu funcionamento. Assim, foi publicado o Ato TRT14 GP. n. 007/2020, que cria o NAAV, define sua composição e disciplina suas competências. Ato contínuo, foi produzido um sistema pela própria unidade de TIC do Tribunal, que automatizou o fluxo de recebimento e distribuição dos atendimentos; foi produzido também um vídeo explicativo para orientar o cidadão; e foi feita divulgação em massa (mais de 600 banners foram afixados nas unidades de Rondônia e Acre, inclusive nas localidades onde não têm Vara).

    Resultados

    Desde a implantação do NAAV, foram realizados 1.573 atendimentos por canais 100% virtuais, que resultaram em 603 atermações (processos ajuizados), além de outros 892 atendimentos por motivos diversos. Podemos citar como fatores de sucesso:

    1. existência de demanda;
    2. abertura de vários canais de comunicação (celular, whatsapp, internet);
    3. divulgação maciça;
    4. comprometimento e senso de coletividade dos servidores que compõe o NAAV;
    5. apoio da administração para implementação;
    6. criação de sistema próprio, que permite o recebimento e distribuição automática, bem como o registro e controle dos atendimentos realizados.
  • Problemas-chave

    Distância física de centros jurídicos
    Dificuldades enfrentadas por pessoas que vivem em áreas rurais ou remotas para acessar centros jurídicos e serviços legais

    Desafios de adaptação ao contexto da pandemia do COVID-19
    A pandemia do COVID-19 impôs mudanças significativas e abruptas no funcionamento do sistema jurídico e nos serviços essenciais

  • Soluções-chave

    Modernização do sistema judicial
    Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunais

    Ampliação do acesso a informações jurídicas
    Aumento da disponibilidade e da facilidade de acesso a informações jurídicas para o público em geral, envolvendo a criação de recursos online, campanhas de conscientização e a distribuição de material informativo

    Simplificação da linguagem judírica
    Tornar a legislação, os documentos legais e os procedimentos judiciais mais compreensíveis para o público em geral, especialmente para aqueles sem formação jurídica

  • Barreiras

    Limitações de infraestrutura
    Deficiências nas estruturas físicas e tecnológicas necessárias para um sistema jurídico eficiente. Inclui instalações judiciais inadequadas, equipamentos e sistemas de TI obsoletos e ausência de recursos digitais apropriados

    Desafios na formação e capacitação de profissionais
    Dificuldades em treinar e capacitar adequadamente profissionais do direito e funcionários públicos para adotarem novas práticas e abordagens

    Desafios de comunicação e divulgação
    Desafios de Comunicação e Divulgação: Problemas relacionados à eficácia na comunicação e divulgação de serviços jurídicos disponíveis ao público, especialmente para comunidades isoladas, marginalizadas ou aquelas que enfrentam alguma barreira linguística e de comunicação (indígenas, cegas, surdas etc.)

  • Atos normativos

    •  Ato TRT14 GP. n. 007/2020
  • Tecnologias

    Tecnologia de comunicação

  • Downloads

    Realizacao-de-atendimentos-e-atermacoes-de-modo-inteiramente-virtual-por-meio-do-Nucleo-de-Atendimento-e-Atermacao-Virtual-NAAV-1.pdf

Ficha técnica

Data de início 05/2020
Tribunal associado à prática Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) (AC e RO)
Unidade/Seção da instituição Secretaria de Gestão Estratégica
Público-alvo Jurisdicionados
Escopo de atuação Interestadual
Fonte de dados Prêmio Innovare
Página de origem https://www.premioinnovare.com.br/pratica/realização-de-atendimentos-e-atermações-de-modo-inteiramente-virtual-por-meio-do-núcleo-de-atendimento-e-atermação-virtual---naav/863