Prática de acesso à Justiça

FCB + Humanizado

Soluções-chave que esta prática apresenta para o problema identificado

A Prática consiste na remodelação de serviços e da estrutura física do Fórum, visando oferecer experiência diferenciada, promovendo bem-estar aos usuários e agentes dos serviços de justiça na Comarca de Fortaleza. A prática viabilizou diversas ações, como: disponibilização de carrinhos de bebê, sala de amamentação, mais bebedouros e ventiladores em áreas de espera para o público no interior do prédio; instalação da Comunicação Visual e da ferramenta digital Localize-se no FCB, sala ecumênica (em modo físico e virtual); balcão de informações; Achados e Perdidos; estações de carregamento de aparelhos eletrônicos; instalação de máquinas de lanches de autoatendimento; ampliação da comunicação interna e do atendimento ao público pela Central de Atendimento Judicial; requalificação do entorno do Fórum, com melhorias na iluminação pública e paisagismo; criação do programa FCB e Você, de credenciamento, junto à Prefeitura Municipal, de vendedores ambulantes atuantes nas redondezas do prédio.

Visão geral

  • Resumo

    Objetivos

    A prática denominada “FCB + HUMANIZADO” consiste na completa revisão e remodelação de serviços e da estrutura física do Fórum, visando oferecer experiência acolhedora e diferenciada ao cidadão que busca os serviços de justiça na Comarca de Fortaleza, bem como aos agentes que atuam no local.

    Metodologia

    A nova gestão da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua promoveu em fevereiro/19, encontros destinados a todo o corpo funcional, que foi conclamado a refletir sobre a situação do Fórum e a se unir no propósito único de aprimorar os serviços da justiça. De logo, buscou-se promover o engajamento de todos os envolvidos e ampliar canais abertos e diretos de comunicação. Na sequência, foram instituídos o Comitê de Governança, composto por Juízes Coordenadores de cada área, o Comitê Gestor Administrativo, composto por gestores das unidades administrativas vinculadas à Diretoria do Fórum, e criada uma rede colaborativa de comunicação com servidores representantes de cada área judiciária, para facilitar o recebimento de informações e demandas, e para multiplicar a divulgação das ações da gestão. Instituiu-se a Campanha “FCB + Q”, com a capacitação “Sentir-se Bem para Servir Melhor” focada no atendimento de qualidade, motivação e interação do corpo funcional. No que se refere às melhorias estruturais, buscou-se uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis, priorizando ideias simples e de grande impacto, bem como a ampliação dos contatos e a busca de parcerias com outras instituições.

    Resultados

    A prática FCB + HUMANIZADO proporcionou um ambiente mais leve, acolhedor e humanizado no Fórum Clóvis Beviláqua, gerando também uma sensação de pertencimento nos servidores e demais colaboradores. A casa que simboliza a Justiça de 1º Grau, pela proximidade com os fatos e a sociedade, é chamada de porta de entrada do judiciário e, na Comarca de Fortaleza, pela condição estrutural e organizacional do Fórum, com elevado número de pessoas trabalhando e circulando, havia dificuldades naturais de acolhimento e a pouca percepção de demonstração de cuidado e empatia, no seu interior. A inovação e grande benefício da prática consiste essencialmente na mudança de paradigma gerencial, reconhecendo os usuários internos e externos como consumidores, direta ou indiretamente, dos serviços prestados pelo Fórum e, como tal, o alcance da máxima satisfação destes seria o norte de toda e qualquer iniciativa, sendo responsabilidade de todos, com integração e unidade. O olhar permanente e atento para as pessoas, tanto para as que fazem o Judiciário como para as que o buscam, restou traduzido em ações
    concretas que mudaram o clima organizacional, envolvendo os servidores e magistrados no sentimento colaborativo, participativo e de orgulho do pertencimento à instituição. E a sociedade, principal destinatária das ações, percebeu no conjunto de medidas implementadas o valor humanização, presente e destacado no compromisso da gestão. Com a adoção da prática FCB + HUMANIZADO, todas as ações da gestão foram
    estruturadas, planejadas e executadas com o foco na satisfação do prestador e do tomador do serviço, sempre com a perspectiva humanizada e sensível dos gestores. Passou-se a, além de atender a demanda – cumprimento do dever legal-, buscar proporcionar bem-estar a todos os envolvidos e experiência relacional positiva.

  • Problemas-chave

    Insuficiência de infraestrutura
    Refere-se à falta ou inadequação de infraestrutura essencial, como instalações físicas, equipamentos, tecnologia e conectividade, necessários para fornecer serviços públicos

  • Soluções-chave

    Modernização do sistema judicial
    Investimento na modernização dos sistemas judiciais para torná-los mais eficientes e acessíveis, o que pode incluir a digitalização de processos, a implementação de sistemas de gestão de casos online e a melhoria da infraestrutura física dos tribunais

  • Barreiras

  • Tecnologias

    Tecnologia de comunicação

  • Financiamento

    Além do recurso humano e de parcerias para disponibilização de materiais sem custos para o Poder Judiciário, a prática contou em seu orçamento com o Projeto e instalação da Comunicação Visual e da ferramenta digital “Localize-se no FCB” no valor de R$ 42.899,72; Instalação de bebedouros e de ventiladores em áreas de espera, no valor de R$20.943,94; Instalação de paisagismo em área interna e externa, no valor de R$ 17.329,00; totalizando um investimento de R$ 81.172,66.

  • Downloads

    FCB-Humanizado.pdf

Ficha técnica

Data de início 01/02/2019
Tribunal associado à prática Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE)
Unidade/Seção da instituição Fórum Clóvis Beviláqua
Público-alvo Sociedade em geral
Público interno
Escopo de atuação Municipal
Fonte de dados CNJ
Página de origem https://boaspraticas.cnj.jus.br/pratica/497